Cultura

E se os Led Zeppelin plagiaram? Caso ‘Stairway to Heaven’ chega ao tribunal

Os Spirit acusam os famosos Led Zeppelin de terem plagiado uma parte de ‘Taurus’. Segundo os queixosos, este tema contém uma sequência de quatro acordes que foi usada pela banda de Robert Plant e Jimmy Page na abertura de ‘Stairway to Heaven’. O caso está em tribunal, em Los Angeles.

Um dos maiores clássicos do rock pode começar com… um plágio. Pelo menos é essa a acusação que levou o tema ‘Stairway to Heaven’ a tribunal.

Ou melhor, não é a canção que está a ser julgada: o vocalista e o guitarrista dos Led Zeppelin, Robert Plant e Jimmy Page, é que vão responder por alegado plágio.

Os dois fundadores da icónica banda estão a ser acusados pelo representante de Randy Wolfe (ou Randy California), o falecido guitarrista dos Spirit, de abrirem o ‘Stairway to Heaven’ com uma sequência de quatro acordes plagiada de ‘Taurus’.

No julgamento, que começa dia 10 de maio, Michael Skidmore (o representante de Randy Wolf) exige que o autor de ‘Taurus’ seja reconhecido nos créditos de um tema que integrou o quarto álbum dos Led Zeppelin, o qual terá gerado receitas superiores a 525 milhões de dólares, cerca de 461 milhões de euros.

Ainda segundo a acusação, o plágio em ‘Stairway to Heaven’, editado em 1971, terá ocorrido após as duas bandas terem feito uma digressão conjunta, em 1968 e 1969.

O caso chega a julgamento após o juiz Gary Klausner ter reconhecido “semelhanças” entre os dois temas que justifiquem o apuramento, por um júri, do eventual plágio: “Ainda que a progressão descendente dos quatro acordes seja comum na indústria musical, as semelhanças aqui ultrapassam essa estrutura”.

Ouça o ‘Stairway to Heaven’ e depois compare com o ‘Taurus’.

https://www.youtube.com/watch?v=CPSkNFODVRE

https://www.youtube.com/watch?v=xd8AVbwB_6E

Em destaque

Subir