Tecnologia

Os carros autónomos da Google não têm travões… legais

Carros GoogleOs reguladores de segurança rodoviária dos EUA consideram que os carros autónomos da Google podem ser considerados como veículos com condutor, sem violar as leis federais, o que representa um grande passo para que a gigante possa ver aprovados os veículos autónomos. A nova legislação pode demorar algum tempo, mas o passo essencial está dado.

Os carros autónomos poderão ter via verde para circular em estrada, depois da decisão do The National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), autoridade norte-americana para a segurança rodoviária.

Esta entidade considera que os computadores de inteligência artificial da Google criados para tornar os carros autónomos podem ser vistos como condutores de carne e osso, ao abrigo da lei.

Com esta decisão, a NHTSA abre estradas à Google e a outras empresas que pretendam investir em projetos de automóveis autónomos, sem que esses projetos esbarrem na legislação federal.

A informação foi feita em comunicado daquela entidade, que respondeu a um pedido de esclarecimento da Google, nesta questão relacionada com os carros autónomos.

“A NHTSA irá considerar o “condutor” – num contexto do projeto descrito, referindo-se ao sistema de auto-condução – o veículo da Google, e não qualquer um dos ocupantes do veículo”, realça Paul Hemmersbaugh, responsável máximo do NHTSA.

“Se um humano não pode conduzir o veículo, é razoável identificar que o condutor é aquilo que é responsável pela orientação do automóvel”, acrescentou.

Segundo avança a agência Reuters, que tornou pública esta informação, abre-se, deste modo, uma nova etapa no desenvolvimento de carros que dispensam condutor, nas estradas norte-americanas, uma vez que não existirá qualquer impedimento legal.

Recorde-se que a Google está empenhada neste seu grande projeto de criar automóveis sem condutor, sendo que, para o efeito, teria de homologar os inovadores carros autónomos.

Porém, há ainda um longo caminho a percorrer até que a condução automática seja uma realidade.

Em destaque

Subir