Nas Notícias

Os alimentos que deve evitar para combater o colesterol mau

Colesterol_Sangue_Arterias_900O colesterol é essencial para um bom funcionamento celular, mas também pode provocar doenças cardiovasculares, sobretudo quando os níveis do colesterol LDL (o chamado ‘colesterol mau’) são elevados. Para evitar este problema, há cuidados a adotar na dieta. Saiba que alimentos deve mesmo evitar.

Como gordura produzida no nosso organismo, o colesterol cumpre um papel essencial, mas pode também estar associado a problemas de saúde graves, sobretudo as doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte em Portugal.

Este ‘agente bipolar’, que pode ser o nosso maior amigo e o nosso maior inimigo, divide-se em duas classes, que vulgarmente passámos a chamar de colesterol “bom” e “mau”.

O HDL (High Density Lipoproteins) é um agente regulador, que cumpre um papel essencial na limpeza das artérias, sobretudo. Já o LDL (Low Density Lipoproteins) faz o transporte de gordura noutros tecidos celulares e por isso se torna num grande inimigo.

Concentremo-nos nele. Há médicos que utilizam medicação para o combater, mas outros clínicos opõem-se a esta prática, uma vez que a mesma ao combater o colesterol, estamos a também a abater o HDL.

Assim, resta-nos pensar na nossa dieta e evitar alguns alimentos. Eis alguns dos exemplos – alguns facilmente identificáveis, outros perigosos sem que se saiba. Vamos aos lógicos.

 Fast-food

Deixe a comida rápida fora do seu cardápio. Tem muitas calorias, envolve fritos, prejudica a qualidade nutritiva dos alimentos.  É rica em gorduras saturadas, extremamente perigosas para a saúde.

Charcutaria e fumados

Tal como o fast-food, apresentam níveis elevados de gorduras saturadas. Têm muito sal e potenciam a tensão arterial. Risque-os da sua dieta.

Gema do ovo

Igualmente rica em gorduras saturadas, contribui para o aumento do colesterol. E o problema é que há inúmeros alimentos e bolos que integram a gema de ovo na sua confeção. É um inimigo bem disfarçado.

Açúcar

O açúcar contribui para o aumento dos níveis de colesterol. Diminua as doses de forma gradual e conseguirá eliminá-lo da sua vida sem grandes problemas.

Fritos

Também aqui se verifica uma eliminação de bons nutrientes em gorduras saturadas, em virtude do modo como são preparados, a altas temperaturas. Acresce que surgem quase sempre acompanhados de sal. Uma bomba para quem tem colesterol elevado.

Carnes vermelhas

Algumas carnes vermelhas apresentam altas doses de gorduras saturadas e interferem os valores de colesterol. Tem como alternativa as carnes brancas e, claro está, o peixe. Esta mudança de hábito permite aumentar níveis de ómega 3 e diminuir o colesterol mau.

Laticínios processados

Também há muitas gorduras saturadas no leite e seus derivados (manteiga, leite, entre outros). Evite-os.

Em destaque

Subir