TV

Orcas em cativeiro: Califórnia obriga SeaWorld a parar com reprodução

O SeaWorld queria aumentar as instalações e as autoridades da Califórnia aprovaram um novo tanque para as orcas com uma condição: o parque temático não poderá mais reproduzir animais em cativeiro. Os ativistas aplaudiram com timidez, o SeaWorld lamentou a negação de um “direito natural”.

Famoso a nível mundial pelos shows que envolvem orcas, o SeaWorld da Califórnia, nos EUA, não poderá mais permitir que os animais em cativeiro se reproduzam.

A decisão, tomada pela Comissão Costeira da Califórnia, surge depois do parque temático ter apresentado um pedido de ampliação das instalações, no que foi um novo capítulo numa longa guerra que se tornou mediática com o filme ‘Free Willy’, interpretado por Corky, uma orca do SeaWorld da Califórnia.

Foi uma decisão salomónica que não satisfez nenhuma das partes em confronto: os ativistas continuam à espera de ver as ‘baleias assassinas’ regressarem ao oceano e o parque temático terá de encerrar o programa de reprodução.

“A procriação é um direito natural, fundamental e uma parte importante da vida de um animal”, adiantou o presidente do SeaWorld, John Reilly, em comunicado.

A Comissão Costeira votou numa audiência aberta ao público, que pode constatar a falta de consenso sobre a decisão. O aval à ampliação das piscinas das orcas só foi dado porque vai melhorar as condições dos próprios animais e dos investigadores que monitorizam as orcas do SeaWorld.

Refira-se que só o parque da Califórnia é que terá de terminar o programa de reprodução em cativeiro: os restantes dez espaços da SeaWorld Entertainment nos EUA com baleias não estão abrangidos pela medida.

Em destaque

Subir