Nas Notícias

‘Oppa’, o ‘Gangnam style’ obrigou o Youtube a mudar de contador

gangnam style O sucesso de ‘Gangnam style’ foi tanto que nem o Youtube aguentou. Os informáticos tiveram de mudar o contador e fazer um upgrade ao site de vídeos para continuar a registar as visitas ao tema do sul-coreano Psy.

Quando o Youtube foi criado, os programadores deviam estar longe de imaginar que, um dia, um rapper sul-coreano iria obrigar o popular site de vídeos a avançar para um upgrade.

Porém, no verão de 2012, um então desconhecido Psy punha o mundo a dançar como se tentasse laçar o gado: era o início do fenómeno ‘Gangnam style’.

De visualização em visualização, o tema tornou-se num sucesso e não tardou a bater sucessivos recordes, incluindo o de visualizações no Youtube: foi o primeiro vídeo a atingir a marca dos dois milhões.

Só que o Youtube, até há poucos dias, tinha sido programado em 32 bits, que impunha um limite às visualizações.

“Nunca pensámos que um vídeo passasse essa marca, que é equivalente a 2,147,483,647 visualizações, até conhecermos o Psy”, admitiu um porta-voz da empresa.

O sucesso de ‘Gangnam style’ ia rebentar com o Youtube, pelo que os informáticos foram obrigados a alterar parte da programação para trocar os contadores.

“’Gangnam style’ já foi visto tantas vezes que temos de fazer um upgrade! É um exercício engraçado ficar durante algum tempo a olhar para aquele contador”, acrescentou o mesmo responsável.

As alterações também foram a nível gráfico: experimente colocar o rato por cima do número de visualizações (2.152.639.484 neste preciso momento) e veja o resultado.

Em destaque

Subir