Nas Notícias

Ophelia, a caminho dos Açores, já é um furacão

Ophelia, que se encontra a caminho dos Açores, já não é uma tempestade tropical: foi ‘promovida’ a furacão de categoria 1, revela um comunicado da delegação regional açoriana do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A nota, divulgada ontem à noite, refere o aumento de intensidade do ciclone, “sendo agora classificado como furacão de categoria 1”.

E é cada vez mais provável que o furacão Ophelia atinja as ilhas de Santa Maria e de São Miguel.

De acordo com o IPMA, às 21h00 de ontem o furacão estava a 1220 quilómetros a sudoeste dos Açores.

Foi registado “um aumento da intensidade do vento nas últimas horas”, com vento médio estimado de 120 quilómetros por hora, mas com rajadas a atingirem os 150 quilómetros por hora.

O ciclone tropical (a designação meteorológica engloba tempestades tropicais e furacões) ruma aos Açores a uma velocidade de seis quilómetros por hora, “podendo ainda intensificar-se um pouco mais nas próximas horas”.

Pelas 18h00 de hoje, Ophelia deverá localizar-se “a aproximadamente 1100 quilómetros a sudoeste do arquipélago”, ao qual deverá chegar no final da semana.

“A probabilidade do ciclone influenciar o estado do tempo a partir de sábado em São Miguel varia entre 20 a 30 por cento e em Santa Maria varia de 40 a 50 por cento”, refere o IPAM.

Ainda segundo a nota, “para sábado, pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, não se prevê que as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) sofram influência deste ciclone tropical”.

“Existe uma baixa probabilidade, entre cinco e dez por cento”, das ilhas do grupo central –  Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira – “sofrerem influência deste ciclone”.

Em destaque

Subir