Nas Notícias

Olek, o menino com cancro que recebeu uma ajuda olímpica

A ajuda olímpica do atleta Piotr Malachowski foi alvo de rasgados elogios. O polaco decidiu doar a medalha de prata que ganhou nos Jogos do Rio de Janeiro, para ajudar a suportar os custos do tratamento de Olek Szymanski, um menino com cancro. O seu ato foi mais valorizado do que a simples conquista de medalha, como se compreende. Se esta missão for bem sucedida, a criança polaca irá ser tratada por um dos médicos mais reputados dos Estados Unidos.

Piotr Malachowski decidiu vender a medalha de prata no lançamento de disco que conquistou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O valor angariado com essa venda servirá para ajudar Olek Szymanski, um menino de 3 anos que sofre de um tipo de cancro raro.

Piotr Malachowski é um dos muitos atletas que asseguraram medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio do Janeiro. Mas um dos poucos que mereceram destaque, em virtude dessa conquista.

O lançador de disco polaco decidiu colocar essa conquista à venda, para arrecadar fundos, que reverterão a favor de um jovem, que padece de um tipo raro de cancro.

“Ganhar uma medalha, para um atleta, é realizar um sonho. O ouro, claro está, é o mais precioso. Fiz tudo que estava ao meu alcance para consegui-lo. Infelizmente, não fui capaz. Mas o destino deu-me a hipótese de aumentar o valor da minha prata”, escreveu Piotr Malachowski, nas redes sociais.

O atleta polaco conta que, logo após a sua prestação noa Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, recebeu um pedido de ajuda por parte de uma mãe, que pretendia salvar o seu filho de 3 anos.

“Há quase dois anos, cerca de metade da sua vida, Olek luta contra um retinoblastoma, cancro maligno no olho, que só pode afetar crianças com idades até 5 anos”, prossegue Piotr Malachowski.

A única forma de tratar esta criança é transportá-la da Polónia para uma clínica de Nova Iorque, para um tratamento demasiadamente caro, cujas despesas a família não consegue suportar.

Só este tratamento pode salvar o pequeno Olek. E por isso o atleta polaco decidiu vender a sua medalha.

“Quero ajudar e por isso coloquei a medalha que ganhei no Rio de Janeiro num leilão. Todo o valor angariado será destinado ao tratamento”, continuou Piotr Malachowski.

“Lutei pelo ouro no Rio. Hoje, faço um apelo a todas as pessoas: vamo-nos unir e lutar por algo mais valioso: pela saúde desse miúdo fantástico. Ajudem-me a transformar a minha prata em algo mais valioso que o ouro”, conclui o lançador polaco.

O pequeno Olek está a ser apoiado por uma fundação polaca, segundo a qual são necessários 126 mil dólares (cerca de 100 mil euros) para suportar os custos do tratamento.

Se esta missão for bem sucedida, a criança polaca irá ser tratada por um dos médicos mais reputados dos Estados Unidos.

Em destaque

Subir