Tecnologia

Oficial: Nokia vai mesmo regressar ao mercado dos smartphones

nokia_c1_android_w10mobile

Agora acabaram-se os rumores sobre o regresso da Nokia ao mercado dos dispositivos móveis. A marca finlandesa anunciou, nesta quarta-feira, dia 18 o seu regresso ao mercado dos dispositivos móveis. O anuncio foi feito por Ramzi Haidamus, responsável de patentes da Nokia.

Numa parceria com outra marca finlandesa, a HMD Global, a Nokia assinou um acordo de 10 anos que permite o uso da marca Nokia e seu portfólio de patentes para o desenvolvimento de dispositivos móveis.

Com esta parceria, a Nokia volta ao mercado dos smartphones, embora, por meio de licenciamento, passando o fabrico dos produtos para terceiros, que no caso ficará ao cargo da chinesa Foxconn, também responsável por fabricar o iPhone da Apple.

A HMD também fechou negócio com a Microsoft, uma vez que a divisão mobile da Nokia estava ainda sob alçada da marca de Redmond. A divisão de telefones básicos, os chamados ‘feature phones’, foi adquirida pela FIH Mobile, uma subsidiária da chinesa Foxconn. Neste negócio, as fabricas que ainda pertenciam à Nokia/Microsoft ficarão sob alçada da Foxconn.

O acordo entre a Microsoft e a HMD Global é uma forma de a Microsoft se ‘livrar’ de um negócio que não correu nada bem, uma vez que a quota de mercado dos lumias não chega nem para fazer cócegas à sua rival Google. Apesar disso, a Microsoft continuará o seu investimento nos Lumias, mas livre da ‘pesada’ marca Nokia.

Por seu turno a Nokia, ‘emprestará, durante 10 anos o nome para a HMD e receberá por isso royalties relacionados com a venda de produtos com a sua marca. Foi esta a forma de ambas as marcas – Nokia e Microsoft – se libertarem do acordo que as prendia.

Ficam assim desfeitos os rumores sobre a Nokia e a confirmação do regresso de um gigante ao mercado dos smartphones. Convém saliente que o Android da Google será o sistema operativo a equipar os novos Nokia.

Em destaque

Subir