Nas Notícias

Octávio diz que “Pinto da Costa conspurcou a história do FC Porto” (com vídeo)

octavio machado 400 Em declarações à Renascença, Octávio Machado, antigo técnico do FC Porto, acusou Pinto da Costa de ter “sujado e conspurcado” a história do clube. Em causa, o processo Apito Dourado, que o treinador recupera. O presidente do FC Porto “chora com muita frequência”, disparou ainda Octávio, aludindo às críticas recentes feitas aos árbitros.

Octávio Machado foi duro nas palavras, com um único alvo definido: Pinto da Costa. Em causa, as declarações recentes do presidente do FC Porto, que falara em “falta de vergonha”, após o jogo entre Sporting de Braga e FC Porto, a contar para a Taça da Liga.

“Pinto da Costa, depois de ter sujado e conspurcado o FC Porto, bem como a imagem de tanta gente que fez a história do clube, como aconteceu no ‘Apito Dourado’, começa a ter falta de memória e chora com muita frequência, coisa que nunca aconteceu no passado”, disparou Octávio Machado, em declarações à Rádio Renascença, nesta segunda-feira.

O antigo treinador portista comentou também as críticas recentes do FC Porto, que lamentou que a Federação Portuguesa de Futebol se tenha “esquecido” de José Maria Pedroto e do próprio Pinto da Costa, na gala em que distinguiu diversas personalidades do futebol português.

“Fico com a sensação de que o senhor Pinto da Costa tem andado muito distraído e esquece-se de que os jogos se ganham dentro de campo e não fora dele”, refere Octávio, ainda com o Apito Dourado como base de raciocínio.

Para Octávio Machado, Pinto da Costa “é o responsável” pelo facto de a Gala do Centenário da Federação não ter distinguido qualquer dirigente ou treinador portista.

Mas as críticas do técnico não se ficam pelos lamentos de Pinto da Costa. Octávio aponta também a mira a Julen Lopetegui, pelo campeonato da equipa azul e branca.

“O clube já não contratou ‘Licás’ ou ‘Josués’ para pôr à disposição de um treinador português. Foi buscar jogadores da formação do Barcelona e do Real Madrid. E os resultados estão à vista, apesar do plantel do Futebol Clube do Porto ter uma qualidade acima da média”, disse Octávio Machado à mesma rádio.

A finalizar, alguma ironia. Pinto da Costa afirmara que sentia orgulho nos jogadores e no técnico Julen Lopetegui. “O orgulho passou em três dias…”, afirmou Octávio.

“Veio manifestar orgulho pelo novo treinador, o que nunca fez com técnicos que colocaram o Futebol Clube do Porto à frente dos seus interesses pessoais”, criticou ainda.

Recorde o dia em que Octávio falou de situações obscuras no futebol português. Num programa da TVI, o treinador abordou a temática da corrupção e de alegado “tráfico de influências”, que resultou no seu despedimento.

Em destaque

Subir