Nas Notícias

Obra da EDP deixa Cávado poluído

Uma obra da EDP deixou o rio Cávado com uma ‘cor de estragado’. Os moradores nas imediações da Caniçada temem pela saúde pública, mas a empresa garante estar a “monitorizar” a situação.

Em declarações à PressMinho, fonte da empresa explicou que a tonalidade esverdeada resulta “da refração da luz sobre a argila em suspensão”, tendo acrescentado que tudo aponta tratar-se de “um efeito temporário”.

A situação foi provocada pelas obras de construção do descarregador de cheia complementar na barragem da Caniçada, com a EDP a lembrar que a mesma foi “uma imposição legal”.

“Uma movimentação de solos provocou o aumento da concentração de sólidos suspensos na água, com um efeito visual imediato na envolvente da zona de trabalhos, que se estendeu à albufeira, à tomada de água da central e, consequentemente, ao rio Cávado para jusante da zona de restituição do aproveitamento”, complementou a mesma fonte oficial da EDP.

A empresa prometeu estar a desenvolver, em conjunto com a Mota-Engil, “todos os esforços no sentido de executar estes trabalhos no menor prazo possível, tendo reforçado os horários de trabalho e os meios afetos à obra”.

A EDP, acrescentou ainda a mesma fonte, “promoveu já a realização de uma campanha extraordinária de monitorização da qualidade da água”.

Garantias que não tranquilizam quem mora nas imediações do rio Cávado. As fotos da poluição começam a viralizar nas redes sociais, acompanhadas de comentários menos abonatórios, como este:

“O rio Cávado está assim e ninguém se importa até ao dia em que as pessoas desenvolvam doenças”.

Em destaque

Subir