PT Animal

Baleia bebé que deu à costa em Viana do Castelo morreu na praia

Foi inglória a luta da baleia-comum bebé que ontem de manhã deu à costa, em Viana do Castelo. Apesar da ajuda da Polícia Marítima, o cetáceo morreu na praia de Carreço, já de tarde.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, o animal, “que pertence à família dos balenopterídeos, da ordem dos cetáceos, deu à costa cerca das 11h30, ainda com vida”.

Ainda de acordo com o comunicado desta entidade, foram acionados de imediato os meios da Capitania do Porto, do comando local da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo, no intuito de ajudar a baleia, ainda bebé, a voltar para o alto mar.

“Foram realizadas inúmeras tentativas para fazer regressar a baleia à água, no entanto, sem sucesso, vindo a mesma a morrer cerca das 13h30”.

Raúl Risso, capitão do porto de mar e comandante da Polícia Marítima de Viana do Castelo, explicou à Lusa que os trabalhos de remoção da carcaça iriam ser retomados já na manhã de hoje, a partir das 09h00, mas através da praia de Paçô.

“Hoje [ontem] não foi possível encontrar uma solução para remover a carcaça, que tem alguma dimensão e peso. Amanhã [hoje], a partir das 09h00, em colaboração com os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo e com recurso a uma retroescavadora, vamos retomar os trabalhos”, esclareceu.

Isto porque a carcaça “encontra-se junto à linha de água, mas numa zona que cria uma série de dificuldades”.

Segundo a nota da Autoridade Marítima Nacional, “a baleia apresentava vários ferimentos, próprios do embate nos afloramentos rochosos locais”, tendo sido recolhidas amostras para análise nas universidades de Aveiro e Braga.

baleia viana

Em destaque

Subir