TV

O vulcão Aso acordou com uma erupção que deixa o Japão em alerta

O Aso, um dos maiores vulcões do Japão, entrou hoje em erupção. A nuvem de cinzas atingiu os 2000 metros de altitude e obrigou as autoridades a evacuar cerca de 30 pessoas. A Agência Meteorológica Japonesa declarou o nível três de alerta e definiu um perímetro de segurança de dois quilómetros.

O Japão voltou a abanar, hoje de manhã (quando ainda era de noite em Portugal). É verdade que a população nipónica está habituada aos abalos, mas convém salientar que, desta vez, se deve ao acordar do Aso.

Este vulcão na ilha de Kyushu é um dos maiores do país e lançou uma nuven de fumo e cinzas que atingiu os 2000 metros de altitude. Face à probabilidade do vulcão atirar pedras de grandes dimensões, as autoridades optaram por evacuar as poucas casas em redor do momento. Contando já com os poucos turistas que faziam uma caminhada no momento, foram evacuadas cerca de 30 pessoas.

A Agência Meteorológica Japonesa, que definiu as 9h43 (hora local) como o início da erupção, declarou o nível três de alerta (numa escala de um a cinco) e definiu um perímetro de segurança de dois quilómetros em redor do vulcão, um dos maiores do mundo.

Os porta-vozes da ANA e da Japan Airlines adiantaram à AFP que foram cancelados sete voos.

Em destaque

Subir