Nas Notícias

O tempo no fim de semana: Frio (mas menos) e com aguaceiros

fim de semana frio praiaVem aí o fim de semana e até o frio parece querer descansar. De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão subir um pouco (mas continuam baixas) e o céu até pode ficar limpo, embora com aguaceiros em algumas regiões.

Maria João Frada, meteorologista do IPMA, esclareceu que as temperaturas mínimas vão subir ligeiramente em Portugal continental, enquanto as máximas devem variar entre os 14 e os 18 graus no litoral e entre os 10 e os 14 no interior.

“Para o fim de semana, estamos a prever menos frio, mas nebulosidade e aguaceiros prováveis no sul, Algarve e Baixo Alentejo”, antecipou, citada pela Lusa.

No Algarve e no Baixo Alentejo podem ocorrer nebulosidade e até aguaceiros, enquanto a região norte vai estar salvaguardada, com céu pouco nublado ou limpo.

A meteorologista salientou que o aumento da nebulosidade que deverá ocorrer no sul do país será provocado pela depressão que está a afetar a região da Madeira, pois a depressão tende a deslocar-se em direção ao continente.

“Assim, a partir de hoje já vamos ter alguma nebulosidade no sul e amanhã [sábado], em princípio, tudo aponta para que haja ocorrência de aguaceiros, que podem ser acompanhados de trovoada, mantendo-se a mesma situação no domingo”, complementou Maria João Frada.

“No fim de semana vamos ter menos frio”, acrescentou: “Gradualmente, vamos sentir uma pequena subida dos valores da temperatura mínima. Vão variar nas regiões do interior norte e centro entre os zero e os 2/4 graus Celsius e no litoral vão subir da ordem dos 5/7 graus positivos”.

A partir de segunda-feira, com o deslocamento da depressão para norte, “é provável que haja nebulosidade”, concluiu a meteorologista: “Se assim for, as temperaturas máximas vão baixar um pouco e a precipitação pode ser apenas uma possibilidade”.

Em destaque

Subir