Mundo

O que uma lata de Coca-Cola faz no seu corpo numa hora (e efeitos na saúde)

Coca_Cola_China_900

O britânico Niraj Naik, um prestigiado ex-farmacêutico, publicou no seu blog os efeitos da Coca-Cola no corpo humano. O consumo de uma lata deste refrigerante provoca diferentes processos. Conheça-os.

No blogue ‘The Renegade Pharmacist’ foi feito um esquema das reações provocadas por uma lata de Coca-Cola no corpo humano. Segundo Niraj Naik, as diferentes componentes daquele refrigerante mundialmente conhecido têm inúmeras implicações no organismo.

E essas reações começam logo depois de se consumir a bebida. Dez minutos depois de consumirmos uma lata, temos no corpo o equivalente a “10 colheres de chá de açúcar”, o que corresponde à totalidade da ingestão diária recomendada. Segundo Naik, o vómito só não ocorre porque o sabor de extrema doçura é eliminado pelo ácido fosfórico. Só assim a bebida se torna agradável (para quem gosta, naturalmente).

Aos 20 minutos, são atingidos os picos do açúcar no sangue. O resultado é “uma explosão de insulina”, com o fígado a reagir, transformando o açúcar que ‘absorve’ em gordura.

Passam-se mais 20 minutos e está concluída a absorção de cafeína. Ou seja, aos 40 minutos as  pupilas dilatam e a tensão arterial aumenta. O organismo volta a reagir. O fígado, uma vez mais o fígado, coloca mais açúcar na corrente sanguínea. Ocorre depois um bloqueio dos recetores de adenosina do cérebro o que leva a que se perca a sonolência – e por isso temos dificuldade em dormir depois de beber uma Coca-Cola.

Logo depois, aos 45 minutos, de acordo com esta tabela de Niraj Naik, o corpo reforça a produção de dopamina. Resultado: os centros de prazer do cérebro são estimulados (num processo semelhante ao que ocorre com a heroína, por exemplo).

Uma hora depois de consumida a bebida, o ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e o zinco do intestino grosso, o que altera o metabolismo. Com as doses elevadas de açúcar consumidas e os adoçantes artificiais, aumenta a excreção de cálcio através da urina.

É então nesta altura que entram em cena as propriedades diuréticas da cafeína e pela urina o corpo liberta cálcio, magnésio e zinco que deveriam ir para os ossos. Também a água que poderia hidratar o corpo é perdida, tal como os nutrientes que poderiam fortalecer dentes e ossos.

O consumo da Coca-Cola provoca então, sempre de acordo com a teoria de Niraj Naik, um choque de açúcar, o que leva a irritabilidade e perda de agilidade do corpo.

Mas não é apenas esta bebida que apresenta efeitos nefastos. Todos os refrigerantes acarretam problemas potencialmente graves para a saúde.

“Criei um sistema para ajudar os meus pacientes, no qual escrevia pequenas listas de compras para as pessoas, tendo em conta o seu estado de saúde. O primeiro conselho que dei foi uma troca simples na dieta: substituir os refrigerantes pela água, pela limonada natural ou pelo sumo de limão. Em muitos casos, com esta simples troca verificou-se uma melhoria dramática na saúde. E isto indicou-me que os refrigerantes e o açúcar são os grandes responsáveis por doenças metabólicas como diabetes, tensão alta e problemas cardíacos”, conclui Niraj Naik.

Em destaque

Subir