Quer dizer

O que é um bug?

bug_1Traduzindo à letra, a palavra inglesa significa inseto, mas normalmente, aquilo que ouve sobre um bug, ou sobre bug’s, não está relacionado com animais, nada disso.

Um ‘bug’ é uma expressão que ganhou particular relevância no mundo da tecnologia, mais propriamente nos programas informáticos. Fala-se num ‘bug’, quando é encontrada uma falha num programa (software), falha essa que pode, ou não, afetar diretamente o utilizador, ou pode, por exemplo, permitir aos piratas informáticos aproveitarem-se dessa mesma falha para entrar no sistema, e danificá-lo, se for esse o seu objetivo.

Normalmente, e digamos que em 99 por cento dos casos, nenhum programa informático está perfeito na sua primeira versão. Em quase todos eles, mesmo de empresas conceituadas como a Microsoft ou a Apple, são lançadas versões, normalmente apelidadas de ‘Alpha’ ou ‘Beta’, de teste, precisamente para serem detetados problemas na programação, ‘bugs’ portanto. Estes mesmos são inicialmente resolvidos e permitem às empresas o lançamento de versões estáveis.

A palavra ‘bug’ deverá ser interpretada por isso com uma falha na programação, que faz com que o próprio programa falhe em determinada situação.

Embora seja utilizada principalmente no mundo da tecnologia, na realidade a história diz que derivou precisamente da existência do animal, neste caso, um inseto.

O surgimento da palavra ‘bug’ surgiu quando Grace Hopper, um analista de sistemas informáticos da Marinha dos Estados Unidos da América, viu um inseto causar o mau funcionamento do computador ‘Mark II’, em 1945, tendo ficado preso num contacto do mesmo.

Por todo o mundo da tecnologia, a palavra ‘bug’ surge em quase todos os programas. Como exemplo, a Apple, fabricante do iPhone, revelou recentemente que foi detetado um problema (bug) no novo sistema operativo iOS 5. Este mesmo afetava a autonomia da bateria. A empresa comprometeu-se já a solucionar o problema brevemente.

Mais partilhadas da semana

Subir