Nas Notícias

O parque verde que ‘nasceu’ na Universidade do Porto

plana parque quinta lamas

O Porto vai ter mais um parque verde, com três hectares de dimensão, a partir da próxima quinta-feira. O Parque da Quinta das Lamas, desenvolvido por duas faculdades da Universidade do Porto, ‘nasceu’ da recuperação de um terreno abandonado na zona da Asprela.

O Parque da Quinta das Lamas, com três hectares de zona verde, vai ser inaugurado na próxima quinta-feira pela Universidade do Porto (UP), que convida toda a cidade a usufruir do espaço.

O novo parque verde surgiu da recuperação de um terreno abandonado na zona da Asprela, onde também se encontra um polo universitário, num projeto que foi executado pelas faculdades de Engenharia e de Economia da UP.

São 18 mil metros quadrados de área relvada e jardins, com mais de 700 árvores e arbustos. No espaço existem ainda zonas de desporto informal e percursos pedonais junto de um troço da ribeira da Asprela, que deixou de passar entubada e agora corre a céu aberto, depois de recuperados o leito e as margens.

O projeto custou 809 mil euros e foi suportado pela parceria estabelecida pela UP com o Banco Santander Totta, ao abrigo de um convénio de cooperação mecenática.

Em comunicado, a Universidade do Porto adiantou que pretende “contribuir diretamente para a requalificação do espaço público do polo universitário da Asprela, garantindo novos espaços de fruição e lazer para a sua comunidade académica e para a população da cidade”.

Sebastião Feyo de Azevedo, o reitor da UP, e Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, vão presidir à cerimónia da inauguração do Parque da Quinta de Lamas, em frente à entrada da Faculdade de Engenharia.

Em destaque

Subir