TV

O horror do atentado em Suruç, na Turquia, foi registado em vídeo

Está a circular na internet o vídeo do momento em que uma bomba explodiu em Suruç, matando 32 pessoas. O alegado autor do atentado, que a Turquia atribui ao Estado Islâmico, já foi identificado: é S. A. A., um jovem turco de 20 anos que terá aprendido sobre explosivos na Turquia.

Já circula na internet o vídeo que mostra a explosão de uma bomba em Suruç, num atentado atribuído ao Estado Islâmico (ISIS, na sigla internacional) e que provocou 32 mortos.

São imagens violentas e que não devem ser assistidas pelas pessoas mais sensíveis.

A bomba foi detonada nos jardins do centro cultural de Suruç , na passada segunda-feira, quando um grupo de jovens manifestava o apoio às forças curdas que promovem a reconstrução de Kobane, a cidade síria que esteve vários meses sob domínio do ISIS e que foi recuperada pelas forças curdas no início deste ano.

Os explosivos foram ‘reforçados’ com bolas de aço, aumentando de forma exponencial os danos.

Um dia após a explosão, as autoridades turcas revelaram, de forma não oficial, ter identificado o alegado autor do atentado.

Uma fonte governamental que a AFP cita sob anonimato (por motivos óbvios) revelou que o suspeito é S.A.A., um jovem turco que se terá juntado ao ISIS (na Síria) há cerca de dois meses.

“Confirmamos, com base em análises genéticas, que o autor do ataque é um homem de 20 anos originário de Adiyamán”, adiantou a fonte.

O Sabah cita a mãe do alegado autor, segundo a qual o jovem deixou o país há meio ano e não voltou a contactar a família.

O mesmo jornal avança que S. A. A. terá estado na Síria nos últimos dois meses, aprendendo (em instalações do ISIS) a fabricar explosivos.

O Hürriyet revela que o uso de bolas de aço na bomba é uma característica de bombistas muito experientes e que a técnica é semelhante à do atentado de 5 de junho, durante um comício de um partido turco pró-curdo.

O Sabah acrescentou que Orhan Gönder, o alegado autor desse atentado, terá convivido com S. A. A. nos campos do ISIS na Síria.

Repete-se o aviso de que as imagens que se seguem são violentas:

https://www.youtube.com/watch?v=JeL2jTNKilM

Em destaque

Subir