Mundo

O fígado deste homem é feito com pedaços dos fígados das filhas Lam e Kei

figado das filhas

O fígado de Cheng Chi-ming, de Hong Kong, foi reconstruído a partir de partes dos fígados doadas por duas das três filhas do paciente. O procedimento, inédito a nível mundial por ter sido feito de forma simultânea, foi realizado no Hospital Queen Mary, em Hong Kong.

Cheng Chi-ming, um homem de Macau que estava em coma devido a problemas no fígado, teve este órgão reconstruído graças às partes doadas por duas das três filhas: uma delas não tinha o fígado compatível.

O procedimento, inédito a nível mundial por ter sido feito de forma simultânea, foi realizado no Hospital Queen Mary, em Hong Kong.

A complicada intervenção cirúrgica salvou a vida do paciente, que só teria mais uma semana de vida se não recebesse um transplante.

As três filhas de Cheng Chi-ming, que sofria de hepatite B e estava em coma, foram sujeitas a análises, mas só Lam Lam (de 23 anos) e Kei Kei (de 22) foram dadas como aptas para dadoras do próprio pai.

Porém, os fígados de ambas eram demasiado pequenos para permitirem a reconstrução, pelo que Kei Kei doou dois terços e Lam Lam cedeu um terço.

Com os excertos de ambas, os cirurgiões conseguiram ‘fabricar’ um novo fígado para o homem: o mais impressionante é que tudo, desde a recolha dos órgãos até ao transplante para Cheng Chi-ming, foi feito em menos de uma hora.

Segundo Lo Chung-mau, da equipa clínica que realizou o procedimento, toda a operação durou apenas 55 minutos.

O Hospital Queen Mary ressalvou que foi a primeira vez em que um transplante duplo é realizado de forma simultânea.

A opção foi tomada devido à gravidade do paciente, permitindo reduzir para metade o tempo de recuperação e os riscos inerentes a todo o procedimento.

“O transplante duplo do fígado coloca questões éticas no mundo da medicina e não tomámos a decisão de ânimo leve, já que estava em causa a vida de três pessoas”, explicou Lo Chung-mau.

Em destaque

Subir