Nas Notícias

Número de fumadores em Portugal está a descer desde 2011

Um estudo realizado pela Marktest, citado pela Lusa, conclui que o tabagismo está em queda, em Portugal. Os 18,9 por cento de fumadores, em 2016, comparam com os 24 por cento que se verificavam em 2011.

Recentemente Portugal foi considerado pelo Índice de Paz Global como um dos países mais seguros do mundo. Chega agora outra boa notícia que revela que são cada vez menos os portugueses que mantêm o hábito de fumar.

Um em cada cinco portugueses é fumador, média mais baixa do que a verificada em 2011, quando um quarto dos portugueses a residir no continente fumava.

Aquela empresa realizou uma pesquisa e concluiu que há em Portugal 1,5 milhões de pessoas que fumaram de forma regular, nos últimos 12 meses.

A queda do tabagismo tem sido gradual, desde aquele ano. Em 2013, havia 21,3 por cento de fumadores, percentagem que desceu para 20,4 em 2014 e para 19,4 no ano seguinte. Em 2016, voltou a verificar-se uma caída, para 18,9 pontos percentuais.

A conjuntura económica do país, o constante aumento do preço do tabaco e a consciencialização dos seus malefícios foram as principais razões para esta queda.

O intervalo de idades onde se contam mais fumadores situa-se entre os 35 aos 44 anos (uma em cada três pessoas consome tabaco regularmente).

Há mais homens do que mulheres com o hábito de fumar (22,7 contra 15,6 por cento, respetivamente). E é na classe média que se encontram mais consumidores de tabaco.

Cerca de metade não fuma mais do que 10 cigarros por dia. E somente oito por cento consome mais do que um maço diário.

A Marktest, para a realização deste estudo, fez questionários a 5000 pessoas com mais de 15 anos, residentes em Portugal Continental, e recolheu dados de 17 setores.

Em destaque

Subir