Economia

Número de reembolsos de IRS é 15 vezes superior ao do ano passado

Uma nota das Finanças dá conta de que até ao dia 2 de maio foram reembolsados 495 milhões de euros, correspondentes a 591 489 declarações de IRS. Há um ano, até àquele dia, apenas 38 mil contribuintes tinham sido reembolsados.

O número de contribuintes já reembolsados é cerca de 15 vezes superior ao dia homólogo do ano passado (quando tinham apenas sido reembolsados 38 568 contribuintes).

De acordo com um comunicado do gabinete do ministro da tutela, “o IRS automático permitiu um aceleramento do processamento das declarações e, nos casos aplicáveis, da transferência do reembolso aos contribuintes”.

“Mais de um milhão de declarações foram já processadas, sendo que, além dos reembolsos, resultaram 72 mil notas de liquidação e 337 mil declarações sem reembolso ou pagamento”, pode ler-se.

No mesmo período, foram entregues três milhões de declarações. Um valor ligeiramente abaixo de anos anteriores, explicado pela existência de um prazo único para a entrega das declarações (entre 1 de abril e 31 de maio), ao contrário do que aconteceu no passado.

Dessas declarações já entregues, 20 por cento (599 485) correspondem a confirmações de IRS automático.

Em destaque

Subir