Nas Notícias

Número de casos com legionella sobe para 19

O número de casos da doença de legionários detetados no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para 19, com três infetados nos cuidados intensivos, atualizou a Direção-Geral de Saúde. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou o hospital para se informar sobre os “casos de legionella surgidos nos últimos dias”.

Segundo a atualização da DGS, os 19 casos incluem 12 pessoas com idades entre os 70 e 89 anos, quatro pessoas dos 50 aos 69, duas pessoas cima dos 90 anos e uma pessoa com 44 anos, funcionário do próprio Hospital S. Francisco Xavier.

Em conferência de impresa às 18 horas deste sábado, Graça Costa tinha dado conta de 18 casos detetados, mas acalmou a população, dizendo  que não se “trata de um fenómeno extraordinário“.

Entretanto, Marcelo Rebelo de Sousa visitou, este sábado à noite, o Hospital S. Francisco Xavier para se “informar sobre os casos de legionela surgidos nos últimos dias”.

O comunicado, publicado pela Presidência da República, dá conta da receção de Marcelo por parte da “diretora-geral de Saúde e pelos principais dirigentes daquele estabelecimento”, de quem recebeu descrições sobre “todo o trabalho desenvolvido no acompanhamento dos pacientes”.

O Presidente da República destaca, assim, a “dedicação e competência dos profissionais envolvidos para enfrentar os referidos casos”.

O surto de legionella no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, tem já 19 casos confirmados, sendo que a bactéria da origem da doença foi encontrada nos sistemas de abastecimento de água do hospital.

A DGS, entretanto, desdramatiza o caso, afirma que o foco inicial da infeção já se encontra controlado e que os planos de contingência nestas situações já se encontram em funcionamento.

Em destaque

Subir