Mundo

Número de casos de AVC em pessoas com menos de 40 anos está a aumentar

Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil dão conta de um aumento de casos de AVC em pessoas com menos de 40 anos. E há casos de pessoas que são vítimas daquele problema, apesar de adotarem um estilo de vida saudável.

Por ano, no Brasil, há 15 mil pessoas com idades entre 15 e 39 anos que sofrem um acidente vascular cerebral (AVC). Este número representa 10 por cento do total do número de casos.

O Brasil regista um aumento de casos de AVC em pessoas jovens, em resultado do sedentarismo e da obesidade. A realidade brasileira também se verifica em Portugal, com números necessariamente diferentes.

Cada vez mais a população jovem portuguesa sofre AVC, o que já levou o presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) a lançar o alerta para a necessidade de se adotarem práticas preventivas.

Regressemos ao Brasil. De acordo com o neurologista Renato Anghinah, coordenador do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano, o número de casos em jovens está a crescer, sobretudo por maus hábitos da população dentro daquela faixa etária.

“Há sinais de alerta mais importantes, a pessoa pode se autotestar e ver se tem défice de força, se consegue levantar o braço e as pernas com mesma facilidade dos dois lados. Na dúvida, é melhor procurar ajuda do que esperar em casa. Num AVC, quanto mais rápido conseguir prestar socorro, mais probabilidades de poupar o cérebro”, diz, em declarações à Globo.

Preocupante é o facto de se verificarem casos de AVC em pessoas que não são obesas nem sedentárias. Marcos Paulo Hoff, uma vítima deste problema entrevista pela Globo, é um exemplo.

Tem 29 anos, não fumava, praticava desporto, nunca teve problemas de hipertensão. Um dia, acordo com o lado direito do corpo paralisado-

“Estava sozinho. Foram dez horas sem socorro. A minha mãe só chegou à noite. Descobri que tinha perdido a fala”, recorda.

Agora, ainda recupera das sequelas, algumas delas irreversíveis, como limitação de um braço. Voltou a falar, mas teve de se adaptar a uma nova realidade.

Estes dados surgem em vésperas do Dia Mundial do AVC, que se assinala todos os anos a 29 de outubro.

Em destaque

Subir