Fórmula 1

Novos controlos à pressão dos pneus de F1 na Áustria

PneusF1controlo1

O Grande Prémio da Áustria serviu para introduzir novos controlos à pressão dos pneus da Fórmula 1, depois de terem surgido algumas evidências que a Mercedes consegue alterar a pressão dos Pirelli utilizados pela equipa.

Este ano o fornecedor de pneumáticos da Fórmula 1 tem apertado cada vez mais as pressões mínimas de pneus de modo a assegurar que são seguros enquanto são utilizados na pista.

Anteriormente a Federação Internacional do Automóvel (FIA) verificava os pneus quando eram montados no carro, mas agora mudou os procedimentos, monitorizando durante as sessões de treinos e corrida. Acredita-se que a Mercedes aumentava a pressão de modo a conseguir maior temperatura e atingir as performances pretendidas mais rapidamente.

A FIA estabelece que uma vez montados os pneus as equipas não podem retirar ar dos mesmos mas podem acrescentá-lo. Para além disso, se um jogo de pneus é usados por mais de uma vez, não há exigência para o mínimo de pressão para os meus.

As verificações aos pneus vão ser feitas a novos pneus ou a pneus usados em anteriores sessões e na presença de um engenheiro da Pirelli designado para o efeito.

Na grelha de partida as pressões de pneus serão verificadas antes das rodas serem montadas no carro, com as verificações a serem feitas pelo delegado da FIA ou engenheiro designado pela Pirelli.

PneusF1controlo2

Em destaque

Subir