Tecnologia

Novo vírus está a infetar 13 mil dispositivos Android por dia

Foi detetado um novo vírus no sistema operativo da Google que já infetou mais de 1 milhão de dispositivos. Chama-se Gooligan, e entra em 13 mil novos dispositivo por dia, adianta a empresa de segurança, Check Point

A forma deste malware atuar assenta no rooting a dispositivos Android, roubando dados dos utilizadores e credenciais de autenticação, dando aos atacantes a possibilidade de aceder a conteúdos dos utilizadores do Gmail, Google Photos, Google Play, entre outros serviços Google, nos quais o utilizador esteja registado.

“Este roubo de dados de mais de um milhão de contas Google é extremamente alarmante e representa uma nova era do cibercrime”, disse Michael Shaulov, da Check Point.

Os dispositivos mais recentes podem estar livres desta ameaça, uma vez que o ‘Gooligan’ afeta dispositivos com versões mais antigas do Android, com as versões 4 (Jelly Bean e 5 (Lollipop), respetivamente.

Apesar disso, convém lembrar que essas versões são, ainda, as que equipam a maior parte dos dispositivos Android, cerca de 74 por cento do total de dispositivos com o sistema operativo móvel da Google.

“Estamos a observar uma mudança na estratégia dos hackers, que agora têm cada vez mais como alvo preferencial os dispositivos móveis, com o intuito de roubar informações sensíveis que neles estão armazenadas.”

A forma como este vírus opera, baseia-se na instalação de apps nos dispositivos infetados, com o intuito de obter receitas através dos dados dos utilizadores. A Google já foi informada do malware pela Check Point.

A Google está a pedir aos utilizadores que viram os seus dispositivos infetados pelo Gooligan para renovarem as suas credências de acesso. Também já procedeu a uma ‘limpeza’ na Google Play com o intui de eliminar as apps da família Ghost Push, as que pertencem a este tipo de malware.

Em destaque

Subir