Apresentações/Novidades

Novo Peugeot 3008 reinventa o conceito de SUV

peugeot3008-1

Aí está a nova geração do Peugeot 3008. Um modelo que procura reinventar o conceito de SUV, o segmento em maior expansão no mercado automóvel, onde nada pode ser deixado ao acaso.

Ciente da importância crescente da faixa média dos Sport Utility Vehicle, a marca de Sochauc procurou uma abordagem inovadora ao avançar para esta nova geração do modelo.

Um forte acento na tecnologia – na qual se destaca o Peugeot i-Cockpit de última geração – o novo SUV da marca do leão sublinha as tendências estéticas mais recentes da sua gama e projeta-as para o futuro no novo 3008. Isso é bem visível na secção dianteira e posterior, completamente redesenhada.

Acolhedor, personalizável, o habitáculo é personalizável e intuitivo, aspirando a agradar a clientelas mais jovens e sedentas por outro tipo de estímulos não requeridos anteriormente a um SUV.

Em qualquer dos níveis de equipamento em que vai ser comercializado em Portugal – Active, Allure e GT Line – este novo 3008 exibe um painel de bordo ‘high tech’, não apenas devido ao Peugeot i-Cockpit, mas devido a todo o conjunto.

peugeot3008-2

O volante é mais compacto e foi redesenhado com um rebordo que integra duas zonas quase lineares para melhor controlo do condutor alargando ainda mais o campo de visão e o espaço, enquadrando um painel de instrumentos de alta resolução de 12,3 polegadas totalmente digital e de grafismo futurista.

Também foi dado um grande cuidado à escolha de materiais e aos detalhes, com o ‘touchscreen’ de oito polegadas a surgir a meio do painel de bordo, dotado de uma tecnologia que permite uma maior reatividade mais prática e inclui seis botões em piano – os denominados ‘toggle swiches’.

Assente na nova plataforma EMP2, o novo 3008 beneficia das qualidades dinâmicas do mesmo, sendo que as ligações ao solo foram adaptadas a cada motor para o contacto com a estradas esteja ao nível a que a Peugeot nos habituou.

Acresce a isto o Advanced Grip Control – um sistema reforçado de motricidade que beneficia de um controlo de tração otimizado com cinco modos de aderência (normal, neve, lama, areia e ESP Off) controlado por um seletor localizado na consola central.

Não falta também o Hill Assist Control (HADC). Uma nova função de ajuda nas descidas íngremes, que garante um controlo ideal do veículo e garante a maior segurança nessas condições. Também é controlado a partir da consola central.

peugeot3008-3

O sistema de Travagem Automática de Emergência e o Alerta de Risco de Colisão são outros dos vários dispositivos a bordo do novo SUV de Sochaux, a par com o Alerta Activo de transposição Involuntária de Faixa de rodagem e deteção de fadiga e para o Sistema Activo de Vigilância do ângulo morto.

No campo do conforto na condução o maior destaque vai, para além do Cruise Control adaptativo com função Stop, para o Vision Park (visão a 360º através de câmaras de vídeo no portão traseiro) e para o Park Assist de última geração.

As motorizações escolhidas para o novo 3008 foram pensadas no tipo de resposta que se pretende deste novo SUV da Peugot, a começar com o 2.0 BlueHDi de 180 cv, que surge cominado com a caixa automática de seis velocidades EAT6.

Os restantes propulsores respeitam igualmente as normas Euro 6, embora não sejam tão possantes, como é o caso do 1.6 HDi (126 cv CM6 ou 120 cv EAT6), que deverão ser os mais vendidos no nosso país. Acima desses temos ainda o 2.0 BlueHDI (150 CVM6 e 180 cv ET6).

De referir que todos os blocos diesel recorrem a uma tecnologia BlueHDI que permite conter as emissões da gama até aos 121 g/km de CO2.

peugeot3008-4

Em destaque

Subir