Apresentações/Novidades

LS é o novo ‘navio-almirante’ da Lexus

lexusls1

A quinta geração do Lexus LS foi agora apresentado no Salão de Detroit. Um topo de gama que alia o futuro da marca a algum tradicionalismo, pois o Grupo Toyota quer mantê-lo como topo de gama da marca. Um segmento onde as mudanças estéticas têm de ser moderadas.

Não obstante o convencionalismo que se impõe, o responsável por esta renovação do Lexus LS considera que foi um pouco mais além do que era esperado.

É que para Toshio Asahi tem de sir para lá das expetativas para um automóvel de luxo. Algo que parece ter sido mais fácil neste caso, uma vez que já de si a Lexus sempre se tem pautado por formas arrojadas.

Um dos exemplos de algum radicalismo desta nova berlina japonesa é a sua exagerada grelha, que desce agora até ao limite do pára-choques dianteiro, mantendo a forma que serve de imagem de marca

De perfil o LS é mais consensual e certamente mais conservador. Linhas fluídas e esguias, uma cintura relativamente baixa que define os farolins traseiros, cujo desenho segue as mais recentes tendências do grupo, e não apenas da Lexus.

lexusls2

Este visual moderno traduz também a tecnologia a bordo, com destaque para tudo o que se refere a conforto e comportamento dinâmico. Além da qualidade percebida, destaca-se o grande trabalho ao nível do isolamento acústico e a ausência de vibrações.

Os ocupantes podem, por outro lado, usufruir de um sistema de info entretenimento muito completo, que inclui um ‘head-up’ display de 12.3 polegadas e um sistema de somo 3D sorround da Mark Levingston.
Assente numa plataforma da nova geração (GA-L), o novo Lexus LS ganha em termos de estabilidade.São 3,125 metros de distância entre eixos, 0,035m mais do que o seu antecessor. Isso faz com esta berlina seja a maior de toda a gama da marca.

Para animar tamanho porte só mesmo um grande motor, como o 3,5 litros biturbo. Um novo propulsor que desenvolve 421 cv de potência e que também beneficia de uma nova transmissão – uma caixa automática de 10 velocidades – desenvolvida para oferecer ‘ acelerações instantâneas e uma progressão constate ao longo de toda” a faixa de utilização. A Lexus diz que com este motor o novo LS consegue ir de 0 a 100 km/h em somente 4,5 segundos.

lexusls3

Em destaque

Subir