Apresentações/Novidades

Novo Grand Scénic estreia tecnologia híbrida na gama Renault

O Grand Sécnic Hybrid Assist é o primeiro modelo da Renault a associar um motor elétrico a um de combustão. Neste caso o bloco dCi 110. Uma solução mais amiga do ambiente, uma vez que permite a redução nos consumos e nas emissões até 10 por cento, sem que isso tenha um custo em termos de desempenho. Antes pelo contrário, possui um ganho suplementar de torque que pode chegar aos 15 Nm.

Promover um veículo familiar de sete lugares através de uma utilização mais racional, amiga do ambiente sem perder os pressupostos de conforto e espaço que caracterizam o seu monovolume foi aquilo a que se propôs a Renault ao lançar este Grand Scénic muito especial.

Depois do sucesso e desenvolvimento que teve com os seus modelos cem por cento elétricos, a marca do losango quer ir mais longe e também progredir na combinação de tecnologias, aliando a solução elétrica à dos motores do combustão, sendo que no caso do novo modelo assenta numa unidade elétrica de 10 kW e em duas baterias para auxiliar o bloco dCi 110, associado a uma caixa manual de seis velocidades.

Uma bateria secundária de 12 volts existe para fornecer a energia necessária para o funcionamento de equipamentos como luzes, limpa-vidros e ABS; e uma bateria de tração de 48 volts, localizada sob o piso traseiro, com capacidade de armazenar a energia recuperada durante as fases de desaceleração. Energia essa que é utilizada pelo sistema híbrido para fornecer binário adicional ao motor dCi 110. Sublinhe-se que esta bateria de tração não necessita de qualquer manutenção.

No fundo trata-se de um sistema bastante simples, uma vez que o Hybrid Assist nem precisa de uma tomada para recarregar a bateria. Uma tecnologia que permite uma redução dos consumos e das emissões de CO2 que pode chegar aos 10 por cento, mas sem sacrifício do prazer de condução e são os números que o confirmam. Em relação ao Grand Scénic dCi 110 EDC, o Grand Scénic Hybrid Assist reivindica um consumo em ciclo misto de 3,6 l/100 km (em vez de 4 l/100 km) e emissões de CO2 de 94 gramas (em vez de 104 g). Por ação do motor elétrico, em determinados regimes, o binário máximo pode chegar aos 275 Nm em vez dos habituais 260 Nm.

Para além dos números e da tecnologia que está sob o chassis, só dois detalhes é que diferenciam o Grand Scénic Hybrid Assist das versões convencionais: a assinatura “Hybrid Assist” no portão traseiro e o indicador de consumo ou de recuperação de energia localizado no painel de instrumentos, bem ao lado do velocímetro.

De resto o Grand Scénic Hybrid Assist assemelha-se a qualquer outra versão do Grand Scénic. Um monovolume com linhas distintas e modernas enriquecida por uma de dois tons, bonitas e imponentes jantes de 20 polegadas, bem como a famosa assinatura luminosa Renault com a tecnologia LED Pure Vision na dianteira e Edge Light na traseira.

Em destaque

Subir