Apresentações/Novidades

Novo Focus RS ou um concentrado de emoção (com vídeo)

FocusRS116

Aí está o novo Ford Focus RS. Um concentrado de emoção que a marca da oval começou a produzir na Alemanha. Um dos automóveis desportivos que vai lançar até 2020.

E uma das novidades desta nova geração é o facto de surgir na carroçaria ‘hatchback’ de cinco portas, transformando-o numa espécie de familiar ‘despachado’.

A imagem deste Focus RS diz bem o que a Ford quer que conquiste no mercado; os desportivos segmento médio inferior, ‘vitaminados’. A dianteira agressiva da nova geração do modelo dá uma ajuda.

Frente mergulhante, óticas esguias enquadram uma grelha que agora se transformou numa pequena entrada de ar coberta por um painel mate onde sobressai a sigla RS, integrando um pára-choques subdividido numa entrada inferior e painéis escuros onde estão embutidos os espalhadores.

FocusRS316

Nos flancos as embaladeiras são ligeiramente repuxados, que criam uma matriz para o perfil, onde sobressaem as jantes exclusivas de 17 polegadas.m enquanto a traseira é dominara pelo proeminente ‘aileron’ e pára-choques cujo extrator enquadra as ponteiras de escape cromado.

Produzido na fábrica da Ford em Saarlouis, o novo Focus RS está equipado com um motor quatro cilindros 2.3 EcoBoost, de injeção direta de combustível, com comando de válvuylas variável e turbocompressor twin-scroll, debitando uns elequentes 350 cv de potência.

O poderio deste ‘coração’ é explorado por uma caixa manual de seis velocidades e tração às quatro rodas com controlo dinâmico de torque (que atinge um máximo de 48,4 kgm), permitindo que o Focus RS vá dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos.

FocusRS216

Se o exterior deste Ford confere a matiz desportiva, o interior também. Não faltam os bancos desportivos Recaro, acabamentos em pele e pedais em alumínio ou modos de direção selecionáveis (incluindo o ‘drift mode’, mas sem prescindir de confortos, como o ar condicionado de duas zonas, start & stop, sistema de entretenimento SYNC 3, sistema de som Sony com 10 altifalantes.

Aqui fica um ‘cherinho’ desta nova bomba da oval.

Em destaque

Subir