Economia

Novo Banco: “Nós vamos todos pagar isto”, diz Teixeira dos Santos

Em entrevista à TSF, o antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, contrariou a ideia do Governo, que garante que o processo de venda do Novo Banco não trará custos ao contribuinte. “Nós vamos todos pagar isto”, defende.

“Não me parece que isso não venha a acontecer”, reage Teixeira dos Santos, ao comentar, numa entrevista à TSF, a promessa do Governo. O executivo de António Costa garantiu que os contribuintes não serão chamados a pagar a fatura da venda do Novo Banco. O antigo ministro não acredita.

“É certo que as perdas imputáveis ao processo estarão no Fundo de Resolução. É um encargo que os bancos vão ter de suportar nos próximos 30 anos, que vai ser repercutido nos cidadãos, nos consumidores dos serviços financeiros. Nós vamos todos pagar isto. Vamos todos pagar isto”, diz.

Teixeira dos Santos lembra que os bancos têm forma de ‘transferir’ para os consumidores a fatura que têm a pagar ao Fundo de Resolução.

“Pagando ao Fundo de Resolução, vão repercutir esse custo na sua operação”, explica.

O antigo governante, recorde-se, tomou a decisão de nacionalizar o BPN, mas acha que no caso do Novo Banco essa seria uma opção errada.

“Não me parece que a nacionalização fizesse sentido. Não me acredito que, se o Novo Banco ficasse na posse do Estado, pudesse levar a cabo um plano de restruturação e de ganho de eficiência que seria necessário. Veja-se o que se está a passar com a Caixa, que (foi anunciado) precisará de reduzir pessoal e fechar balcões. E a pressão é feita para que a Caixa não melhore a eficiência da sua operação. Imagino também que o mesmo se passaria no Novo Banco”, conclui.

Em destaque

Subir