Mundo

Noruega é o país mais feliz do mundo

O mais recente relatório sobre a felicidade mundial, realizado pelas Nações Unidas, aponta a Noruega como o país mais feliz do mundo. Na realidade, os países nórdicos ocupam cinco das dez primeiras posições do ranking de uma lista de 155 países. Portugal surge na 89.ª posição.

Este ano a Noruega ultrapassou a Dinamarca, que ficou com o 2º lugar. Depois, seguem-se a Islândia, Suíça, Finlândia, Holanda, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Suécia. Nestes países, existe mais confiança social, bem-estar e igualdade entre os cidadãos.

No fim do ranking surgem o Sudão, Guiné, Libéria, Ruanda, Tanzânia, Burundi e República Central Africana.

“Os países mais felizes são aqueles em que há um equilíbrio saudável na prosperidade e um alto capital social, o que leva a uma confiança na sociedade, baixos níveis de desigualdade e confiança no governo”, pode-se ler no relatório.

Para definir o índice de felicidade de cada país, os investigadores tiveram em conta os seguintes fatores: o PIB per capita (riqueza de cada pessoa), esperança média de vida, apoio social da comunidade, a confiança (medida através da perceção da corrupção), liberdade para tomar decisões e a generosidade.

Foi então pedido aos cidadãos de cada país que avaliassem estes fatores, de zero a dez, que depois foram contabilizados na média final.

No ano passado, Portugal ocupava a 94.º posição. Este ano, recuperou e subiu cinco posições.

Em destaque

Subir