Cultura

Norte-americano libertado ao fim de quase 50 anos preso injustamente

Wilbert Jones, de 65 anos, foi finalmente libertado depois de ter cumprido quase 50 anos na prisão por um crime que não cometeu. O norte-americano foi condenado a prisão perpétua, depois de ter sido culpado pelo rapto e violação de uma enfermeira.

De 1971 a 2017. Foi o tempo que Wilbert Jones passou na prisão de East Baton Rouge Parish, nos Estados Unidos, por um crime que não cometeu, após ser acusado de raptar uma enfermeira de um parque de estacionamento de um hospital e a ter violado.

O juiz Richard Anderson provou, em tribunal, que ao longo dos 46 anos em que Wilbert esteve preso, as autoridades foram retendo provas que poderiam ditar a sua inocência.

À saída da prisão, Wilbert agradeceu a liberdade a Deus, à família e à sua equipa de advogados.

“Não guardo ressentimento. Eu perdoei. Eu perdoo. Eu não tinha controlo sobre isso. Por que deveria preocupar-me com isso? Sou responsável por aquilo que depende de mim”, afirmou Wilbert Jones.

Em 1971, aquando da condenação, Wilbert foi identificado entre vários homens, apesar da vítima ter alegado que o seu agressor era mais alto e tinha a voz mais grossa.

A equipa de defesa de Wilbert acredita que o verdadei culpado pelo crime foi detido dias depois do ataque por alegada violação a uma mulher. O mesmo homem voltou a ser detido dois anos mais tarde, novamento por suspeitas de abuso sexual, tendo sido condenado apenas por ataque à mão armada.

Em destaque

Subir