Mundo

Nomeação de Lula da Silva foi suspensa pela Justiça brasileira

A nomeação de Lula da Silva como ministro da Casa Civil foi suspensa pela Justiça Federal de Brasília. Em causa, suspeitas de que a escolha do ex-presidente seja uma forma de contornar as investigações que envolvem Lula, no caso ‘Lava Jato’.

O ex-presidente Lula da Silva tomou posse como ministro da Casa Civil, em Brasília, nesta quinta-feira. No entanto, a nomeação foi suspensa pela Justiça Federal de Brasília.

Envolta em grande polémica, uma vez que o ex-presidente do Brasil está a ser alvo de uma investigação, no âmbito da operação Lava Jato – no qual é suspeito de enriquecimento ilícito, num processo que tem já condenações. O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva de Lula, mas a Justiça rejeitou e Dilma Rousseff protegeu o companheiro político, nomeando-o para aquele cargo.

Como ministro, não pode ser julgado por qualquer instância judicial. Somente o Supremo Tribunal Federal do Brasil tem poder para o fazer.

A cerimónia de tomada de posse ficou marcada por fortes protestos de pessoas que estavam dentro da sala. Assim que Dilma Rousseff pronunciou o nome de Lula da Silva, ouviram-se assobios. O Brasil está revoltado com o caso de corrupção e exige a demissão da Presidente.

Recorde-se que acaba de ser divulgada uma conversa telefónica entre Lula e Dilma, na qual a presidente dá instruções ao seu novo ministro, para usar um documento “em caso de necessidade”.

A Justiça Federal de Brasília suspendeu entretanto a nomeação e tomada de posse, há poucos minutos, numa altura em que o Brasil protesta contra o que está a ser encarado como uma manobra para escapar à investigação.

O caso vai agora ser avaliados nas instâncias judiciais,

Nas ruas, milhões de pessoas pedem a demissão de Dilma e acusam a presidente de “corrupção”.

Em destaque

Subir