Insólito

O nome desta vila tem 58 letras. Mas um jornalista conseguiu pronunciá-lo

No País de Gales, há uma vila com nome impronunciável, composto por 58 letras. Imagine a missão de revelar a previsão meteorológica para Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. Um jornalista conseguiu-o. Veja o vídeo.

Fomos à Wikipedia copiar o nome desta vila. Mas só o fizemos porque tivemos receio de cometer algum erro. Mais corajoso do que nós foi o repórter Liam Dutton, que se tornou vedeta nas redes sociais. Veja porquê.

A vila galesa tem o nome mais comprido do que o alfabeto. Obviamente, foi criado um diminutivo, que facilita a vida aos habitantes de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.

Assim, este nome estranho é reduzido a Llanfair PG. Os habitantes agradecem, os adversários do clube local também. Assim como os repórteres que têm de apresentar a meteorologia.

Mas Liam Dutton, um desses repórteres, dispensou, no entanto, o diminutivo. E numa emissão na estação televisiva britânica Channel 4 News pronunciou o nome da vila. E fê-lo de forma perfeita.

O vídeo desse feito de Liam tornou-se viral. E na página daquele canal no Facebook, contabiliza milhões de visualizações, milhares de gostos e partilhas e inúmeros comentários.

Liam Dutton reagiu a este fenómeno criado em redor dos seus profissionalismo e coragem. “Isto tinha de ser feito”, escreveu, na sua própria conta do Facebook.

Mas desengane-se o leitor se acha que a única particularidade desta vila é o tamanho do seu nome. Também o significado é estranho.

A Wikipedia conta-nos que Llanfair PG (versão reduzida para não abusar do copy-paste) é uma palavra que quer dizer “St Mary’s church in the hollow of the white hazel near a rapid whirlpool and the church of St Tysilio of the red cave”.

Ora, em Português, isto traduz-se assim: “igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”.

Veja como um repórter pronuncia o nome da vila cujo nome tem 58 letras. Liam Dutton precisou de quatro segundos para terminar a palavra.

https://www.youtube.com/watch?v=cy3WthttQJI

 

Em destaque

Subir