Tecnologia

Nobel Alternativo no Porto para debater Inteligência Artificial

Niconar Perlas

Niconar Perlas, investigador distinguido com o prémio Nobel Alternativo, é o grande protagonista da conferência sobre Inteligência Artificial marcada para os dias 8 e 9 de julho, no Ateneu Comercial do Porto.

Autor de vários artigos sobre o tema, o cientista filipino vem a Portugal dar a conhecer alguns dados que vão passando ao lado de uma sociedade preocupada com as alterações climáticas e o terrorismo a nível global: cientistas das áreas das humanidades e engenharia estão mobilizados para que esta forma de inteligência tecnológica se sobreponha à inteligência humana, colocando em causa o futuro da Humanidade.

Foi em 1987 que Niconar Perlas escreveu uma recensão do livro ‘Engines of Creation’ (Motores da criação), de Eric Dexler, uma obra que previa o advento da revolução da nanotecnologia e o uso de robôs nanotecnológicos, comandados pela inteligência artificial, no corpo humano. Desde então, tem vindo a difundir largamente o debate acerca deste tema.

Autor de publicações como ‘Shaping Globalization: Civil Society, Cultural Power and Threefolding’ e ‘Overcoming illusions about biotechnology’, o antropósofo filipino integrou a equipa que levou o Presidente da República e o Governo filipinos a adotar oficialmente a Tripartição Social.

Consultor técnico do presidente da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável nas Nações Unidas em 1998, Niconar Perlas introduziu a Tripartição Social como ferramenta de ação para abordar assuntos de sustentabilidade global.

Distinguido com o prémio Nobel Alternativo em 2003, o conferencista foi também reconhecido com o prémio Global 500 do programa ambiental das Nações Unidas e o prémio de Mérito Filipino.

No Ateneu, Niconar Perlas promete agitar a plateia: a Humanidade terá futuro? Qual o papel da espiritualidade na resposta a este desafio? E qual o papel de uma ordem social triádica na resolução de um problema que coloca em causa o futuro da Humanidade?

O debate é aberto a todos aqueles que, independentemente da área de ação, querem saber mais acerca do tema da inteligência artificial, sendo o objectivo contribuir para o esclarecimento da opinião pública.

O encontro, designado ‘Inteligência Artificial e Espiritualidade: a batalha pelo futuro da sociedade e do ser humano’, é organizado pela Sociedade Antroposófica em Portugal e constituído por uma palestra introdutória.

A conferência inicia na sexta-feira pelas 19h00, seguindo-se um dia de reflexões e debates, entre as 9h00 e as 18h00. As inscrições devem ser feitas através do e-mail [email protected] ou pelo número 965599306.

Em destaque

Subir