País

No Dia Mundial da Voz pode fazer um rastreio gratuito

O Hospital Lusíadas Porto vai realizar, até dia 16 de abril, rastreios gratuitos à voz da população. A iniciativa decorre no âmbito do Dia Mundial da Voz e pretende sensibilizar as pessoas para a importância do rastreio no sucesso do tratamento dos problemas vocais.

António Sousa Vieira, coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Porto, alerta para um dos problemas frequentes das cordas vocais – a paralisia – destacando a importância do diagnóstico.

“As pessoas devem reconhecer facilmente os sintomas, de forma a consultar o especialista atempadamente e obter um diagnóstico precoce, pois só desta forma é possível tratar o problema e evitar que o mesmo interfira com a sua vida profissional. Lembro ainda que a paralisia das cordas vocais é um problema grave, uma vez que pode afetar não só a voz mas também a respiração e a deglutição”, assinala.

Os principais sintomas associados à paralisia das cordas vocais são alterações na voz, como rouquidão ou mudança de tom, mal-estar causado pela tentativa de movimentar as cordas paralisadas e dificuldades na respiração.

Nos casos em que ocorre a paralisia de uma só corda vocal, a respiração não fica comprometida, embora a voz se torne rouca e entrecortada.

“Todas as pessoas devem estar atentas aos sintomas das várias patologias associadas às cordas vocais, embora exista um grupo específico de profissionais que utiliza a voz com maior frequência e para o qual devemos dar especial atenção, nomeadamente os profissionais da comunicação social, os professores ou advogados”, acrescenta o especialista.

Os rastreios decorrem até sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h00 e 15h00 e as 17h00, e no sábado, das 10h00 às 12h00, no Hospital Lusíadas Porto. A inscrição na iniciativa é gratuita e pode ser feita através do número 21 770 40 90.

Em destaque

Subir