Fórmula 1

Nico Rosberg termina temporada a ganhar

RosbergAbuDhabi415

Nico Rosberg transformou a sua sexta ‘pole position’ consecutiva em vitória no Grande Prémio do Abu Dhabi, que este domingo encerrou a temporada de Fórmula 1 no circuito de Yas Marina.

Este terceiro triunfo consecutivo do alemão da Mercedes – e o 14.º da sua carreira – começou a ‘desenhar-se’ logo nas segundas paragens nas boxes, quando conseguiu segurar a vantagem que tinha sobre o seu companheiro de equipa Lewis Hamilton.

Num traçado onde a granulação dos pneus era um fator a ter em conta, Rosberg assumiu a liderança mal se acenderam os semáforos verdes, levando Hamilton atrás de si.

O inglês manteve uma distância constante para o germânico no primeiro terço da corrida, até que o pneu esquerdo dianteiro do monolugar de Nico Rosberg se começou a degradar. Isso permitiu a Lewis Hamilton aproximar-se rapidamente do seu companheiro de equipa.

Mas parando mais cedo que Hamilton, Rosberg logrou ganhar vantagem para o último terço da corrida, quando o inglês teve de parar pela segunda vez e deixar o caminho livre para a vitória do germânico.

RaikkoenAbuDhabi215

Atrás do duo da Mercedes Kimi Raikkonen fez uma prova solitária, sem ameaçar os carros prateados de Brackley mas consentâneo com as suas aspirações; subir ao pódio e assim garantir a quarta posição final no campeonato de pilotos.

Sebastian Vettel ainda chegou a rodar à frente do finlandês, mas as ordens de equipa no seio da Ferrari imperaram para que o alemão desse passagem ao nórdico. Mesmo assim uma grande prova para o piloto de Heppenheim, que teve de realizar uma grande recuperação, depois de ter partido apenas da 16.ª posição da grelha de partida, como resultado de uma má opção de pneus na qualificação.

Mesmo tendo terminado na quinta posição, Sergio Perez realizou a sua melhor prova de 2016. Durante grande parte da corrida o mexicano da Force India rodou atrás dos três primeiros, para na fase final ter de se inclinar diante dos mais fortes argumentos de Vettel.

Já Daniel Ricciardo fez uma aproximação final a Perez, mas já nada pôde fazer para evitar terminar esta última corrida do ano na sexta posição, mesmo assim mais positiva do que para os pilotos da Williams.

MassaAbuDhabi215

É que Felipe Massa não foi além do oitavo posto enquanto Valtteri Bottas teve um dia para esquecer, terminando fora dos pontos. Isto quando mais precisava de se bater com Raikkonen.

O finlandês da Williams começou por perder várias posições no começo da prova, mas arruinar a sua corrida na primeira paragem nas boxes, ao arrancar no momento em que Jenson Button dava entrada, acabando por arrancar a ‘asa’ dianteira do seu monolugar. Seguiu-se uma paragem suplementar não programa e posteriormente a penalização de cinco segundos inerente ao erro cometido.

Classificação final
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m38,175s
2.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 8,217s
3.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 19,430s
4.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 43,785s
5.º Sergio Perez (Force India) + 1m03,952s
6.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 1m05,010s
7.º Nico Hulkenberg (Force India) 1m23,618s
8.º Felipe Massa (Williams) + 1m27,751s
9.º Romain Grosjean (Lotus) + 1m28,201s
10.º Daniil Kvyat (Red Bull) + 1m02,371s

Em destaque

Subir