Fórmula 1

Nico Rosberg garante ‘pole positon’ no Abu Dhabi

RosbergAbuDhabi115

Nico Rosberg obteve a sua sexta ‘pole position’ consecutiva, ao realizar o melhor tempo na qualificação para o Grande Prémio do Abu Dhabi, que domingo encerra a temporada de Fórmula 1.

O alemão da Mercedes bateu por quase quatro décimas o seu companheiro de equipa Lewis Hamilton, numa sessão onde a grande surpresa foi a eliminação de Sebastian Vettel na Q1.

Hamilton conseguiu superar Rosberg na primeira tentativa na última sessão de qualificação, mas na segunda o alemão foi mais forte do que o britânico ao realizar uma volta em 1m40,237s.

Para o campeão do mundo frustrou-se mais uma tentativa para chegar à ‘’pole’ sendo que a última que consegui data de Setembro, na qualificação para o Grande Prémio Itália, em Monza.

PerezAbuDhabi115

Com Vettel fora da contenda, todas as esperanças da Ferrari assentaram nos ombros de Kimi Raikkonen, que esteve à altura da responsabilidade, ao garantir a terceira posição da grelha de partida – partindo em vantagem para a discussão do quarto lugar no campeonato de pilotos com Valtteri Bottas –, depois de bater Sergio Perez por pouco mais de uma décima.

O mexicano da Force India esteve sempre na discussão do top cinco, mostrando-se bastante à vontade no circuito de Yas Marina. O que nem sempre aconteceu com Daniel Ricciardo, relegado para o quinto lugar do ‘grid’.

No entanto o australiano teve o mérito de superar problemas iniciais do seu Red Bull para suplantar Nico Hulkenberg e os pilotos da Williams Valtteri Bottas e Felipe Massa, numa Q3 em que Daniil Kvyat e Carlos Sainz Jr apenas realizaram uma tentativa.

VettelAbuDhabi115

Mas a grande surpresa veio mesmo da eliminação de Sebastian Vettel, devido a problemas no seu Ferrari, que o vão obrigar a largar apenas do 16.º lugar da grelha, quatro posições atrás de Jenson Button, que foi o único piloto da McLaren a atingir Q2.

Resultado da qualificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m40,237s
2.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m40,614s
3.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m41,051s
4.º Sergio Perez (Force India) 1m41,184s
5.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m41,444s
6.º Valtteri Bottas (Williams) 1m41,636s
7.º Nico Hulkenberg (Force India) 1m42,686s
8.º Felipe Massa (Williams) 1m42,759s
9.º Daniil Kvyat (Red Bull) 1m42,933s
10.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) 1m42,708s

Em destaque

Subir