Motores

Neuville conclui época com vitória na Austrália

Thierry Neuville terminou a temporada com a vitória no Rali da Austrália, após um terceiro dia de prova onde geriu a sua vantagem sobre os seus mais diretos perseguidores. O belga da Hyundai concluiu esta derradeira prova do Campeonato do Mundo com mais de 22 segundos de vantagem sobre Ott Tanak.

A última etapa da prova ficou marcada pelo abandono de Jari-Matti Latvala, que saiu de estrada e desperdiçou aquele que parecia um segundo lugar quase certo.

Da desistência do finlandês da Toyota tirou partido Tanak para comandar a perseguição a Neuville, que assumira o comando na véspera na sequência do abandono do seu companheiro de equipa Andreas Mikkelsen.

Thierry Neuville começou o último dia de prova à defesa, face a um Jari-Matti Lavtala apostado em dar o tudo por tudo, com o piloto da Toyota a chegar a estar a 9,9s do belga após a segunda especial da tirada. E depois do cancelamento da penúltima classificativa, devido ao mau tempo, tudo ficou adiado para a Power Stage, onde o finlandês cometeu um erro numa curva à esquerda e foi direito a uma árvore.

Neuville consumava a vitória, enquanto Ott Tanak ascendia ao segundo posto, ficando a terceira posição para Hayden Paddon, permitindo assim à Hyundai acabar o rali com dois carros no pódio, numa prova para a Citroën esquecer, já que neste último dia Craig Breen não evitou capotar o seu C3 WRC. Kris Meeke conseguiu regressar à prova ao abrigo da regra ‘rally 2’, mas foi apenas sétimo.

Sebastien Ogier não teve uma prova fácil, mas evitando grandes percalços o Campeão do Mundo conseguiu concluir o rali na quarta posição, à frente do terceiro homem da M-Sport, Elfyn Evans, que esteve sempre muito longe da forma evidenciada no Rali da Grã-Bretanha.

Classificação final

1º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 2h35m44,8s
2º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 22,5s
3º Hayden Paddon/Sebastian Marshall (Hyundai) + 59,1s
4º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 2m27,7s
5º Eflyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 3m05,6s
6º Esapekka Lappi/Jonas Ferm (Toyota) + 3m49,5s
7º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 22m58,4s
8º Nathan Quinn/Ben Searcy (Mitsubishi) + 25m03,4s
9º Richie Dalton/John Allen (Skoda) + 25m39,3s
10º Dean Herridge/Stewart Hill (Subaru) + 29m52,3s

Em destaque

Subir