TV

Neste bar, os telemóveis não funcionam

O britânico Steve Tyler considera que as redes sociais estão a matar o espírito do bar, onde se bebe um copo e se conversa com os amigos. E passou das palavras aos atos: criou o The Gin Tub, o bar que bloqueia a rede aos telemóveis.

Fica situado em Hove, East Sussex, no sul de Inglaterra. O seu dono, Steve Tyler, criou um espaço capaz de reagir a uma fatalidade: o fim do conceito de bar, na sua essência, onde as quatro paredes não têm janelas para o mundo exterior.

As janelas, entenda-se, são os subterfúgios da tecnologia – as redes sociais que catapultam o visitante do bar para fora daquelas quatro paredes.

As redes sociais, segundo Tyler, estão a matar o conceito de bar. Como reagir? A decisão foi drástica e, por isso, ousada. Dentro do The Gin Tub, os telemóveis ficam com rede bloqueada e o acesso ao mundo exterior é nulo.

Quem quiser partilhar, comentar, ou gostar, tem uma rede de amigos reais à sua volta. Não há ninguém de olhar fixo num ecrã de um smartphone, não há virtual.

Para conseguir isolar o seu bar das redes sociais, Steve Tyler construiu uma barreira nas paredes e no telhado, que barra o sinal, baseando no conceito de Gaiola de Faraday, que tem o nome do seu criador: Michael Faraday.

Aquele físico britânico do século XIX realizou uma experiência, no interior de uma gaiola metálica. Isolou-a e sentou-se numa cadeira de madeira. Foi feita uma descarga elétrica, mas nada aconteceu a Michael Faraday. No bar de Steve Tyler ocorre o mesmo processo.

No The Gin Tub, a decoração é feita com telefones à moda antiga.

A ideia de isolar os clientes e impedi-los de utilizar o smartphone não merece unanimidade. Há quem considere que vai afastar pessoas. Mas o empresário tem uma visão diferente e prefere combater o isolamento de uma geração, resgatando o verdadeiro espírito de ‘pub’.

Em destaque

Subir