Ciência

Neandertal habitou vale do Côa há mais de 70 mil anos

Uma suspeita antiga (passe a expressão) foi agora confirmada com a descoberta de vestígios do homem de Neandertal no vale do Côa, provando que a região era habitada pelos pré-históricos há mais de 70 mil anos.

As gravuras rupestres tinham provado a existência de vida ‘humana’ até há 35 mil anos, pelo que a descoberta feita por uma equipa de arqueólogos ‘duplica’ a antiguidade da presença do Homem – ou do seu antecessor, melhor dizendo – no vale do Côa.

“Foi possível identificar vestígios do homem de Neandertal, que aparece antes da Arte do Côa, a qual chega até aos 35 mil anos”, realçou o arqueólogo Thierry Aubry: “Encontrámos ferramentas, estruturas como pequenas fogueiras entre outros vestígios, que os homens pré-históricos deixaram neste sítio, o que o torna único no interior peninsular”.

Em declarações à Lusa, Thierry Aubry, um dos arqueólogos envolvidos na investigação, precisou que os vestígios arqueológicos datam de há mais de 70 mil anos. Foram encontrados em escavações, feitas até aos três metros de profundidade, no sítio da Cardina, no concelho de Foz Côa.

“Foi revelado um pouco do modo de vida e do quotidiano dos homens pré-históricos que viveram há cerca de 70 mil anos, no Vale do Côa, através da comparação dos diversos níveis das escavações efetuadas”, acrescentou o investigador.

As escavações foram realizadas num local a jusante dos sítios arqueológicos da Quinta da Barca e da Penascosa, famosos pela arte rupestre do Vale do Côa.

“Os elementos recolhidos mostram que o homem de Neandertal habitou durante anos o Vale do Côa, o que permite reconstituir a evolução climática e ambiental do território ao longo de um período de tempo que ultrapassa os 70 mil anos, até aos dias de hoje”, destacou Thierry Aubry.

Esta descoberta dá força à teoria de que a ocupação humana no Côa poderá ser ainda mais antiga: “Ainda não chegámos à rocha e ainda temos níveis de sedimentos para escavar. Quando isso acontecer, vamos descobrir o porquê da escolha do território do Côa pelos homens pré-históricos para viverem”.

Em destaque

Subir