Mundo

Julgamento do guarda de Auschwitz, hoje com 94 anos, começou ontem

Há mais de meio século, Reinhold Hanning ‘ajudou’ a matar 170 mil pessoas, pois trabalhava como guarda em Auschwitz. Ontem, o nazi, agora com 94 anos de idade, começou a responder em tribunal por cumplicidade no extermínio em massa.

Começou ontem na cidade de Detmold, na Alemanha, o julgamento de mais um membro da SS (a tropa de elite do regime nazi).

Reinhold Hanning, atualmente com 94 anos, vai a tribunal responder pela “cumplicidade” no assassínio de 170 mil pessoas, cometido quando o então jovem militar cumpria serviço no infame campo da morte de Auschwitz, na Polónia.

Guarda no campo, o arguido alegou, em defesa, que esteve destacado numa zona afastada das câmaras de gás onde foram executados centenas de milhares de judeus húngaros.

Porém, os procuradores argumentam que Reinhold Hanning participou de forma ativa na distribuição dos judeus que chegavam ao infame complexo, isto durante o período (em 1944) que ficou conhecido como ‘Ação Húngara’.

Para convencer o tribunal, a acusação conta com uma testemunha: Leon Schwarzbaum, um natural de Berlim que sobreviveu a Auschwitz e tem hoje 94 anos (tal como o arguido).

De acordo com a Associated Press, Schwarzbaum foi levado para o campo de concentração em 1943, onde conheceu o guarda que agora se senta no banco dos réus: Reinhold Hanning foi transferido para Auschwitz em 1942, quando tinha 20 anos de idade.

Em destaque

Subir