Motores

Nasser Al-Attiyah entra a ganhar no Dakar

alattitahdakar2

Nasser Al-Attiyah é o primeiro líder da competição de automóveis do Rali Dakar 2017, ao impor-se na especial de abertura da prova ‘rainha’ do todo-o-terreno mundial. Uma especial de 39 quilómetros num percurso total de 454 quilómetros, que ligou Assunção, capital do Paraguai à cidade argentina de Resistência.

O piloto do Qatar bateu por 24 segundos o espanhol Xevi Pons, aos comandos de um Ford Ranger, antes de sentir problemas mecânicos na sua Toyota Hilux já na ligação de estrada.

Al-Attiyah completou o troço cronometrado em 25m41s, superando Pons em 24 segundos e Nani Roma, também aos comandos de uma Toyota Hilux oficial, a 39 segundos, enquanto Carlos Sainz foi o melhor homem da Peugeot, com o quarto registo, a 33s do mais rápido.

O pior para Nasser é que depois teve um problema na sua Hilux, sendo obrigado a ser rebocado para o final da tirada pelo seu companheiro de equipa Giniel De Villiers, que foi quinto na etapa.

“Consegui alcançar o Stéphane (Peterhansel) rapidamente na especial, mas a uma quinzena de quilómetros da chegada percebemos que saia um fumo do banco do Mathieu (Baumel, o navegador) com algumas chamas”, contou o piloto qatari no final da etapa.

al-attyiahdakar3

“Conseguimos reduzir o andamento para terminar a etapa. O que conseguimos. O Giniel rebocou-nos para conseguirmos terminar, mas não percebi ao certo o que se passou. Espero sobretudo que não tenha acontecido nada ao motor, porque perdemos óleo. Consegui o melhor tempo mas não fico eufórico. O que me inquieta é que se resolva o problema no meu carro”, acrescentou Nasser Al-Attiyah.

De referir que os franceses Cyril Despres e Stéphane Peterhansel, não foram além do oitavo e do 12.º tempos, respetivamente, numa tirada onde Sebastien Loeb não seu deu particularmente mal ao conseguir o sexto tempo.

Yazeed Al-Rahji foi o melhor representante da equipa X-Raid Mini rubricando um honroso sétimo tempo, enquanto o seu companheiro de equipa Mikko Hirvonen não foi além do nono registo.

Classificação da 1.ª etapa
1.º Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel (Toyota) 25m41s
2.º Xevi Pons/Ruben Garcia (Ford) + 24s
3.º Nani Roma/Alex Haro Bravo (Toyota) + 29s
4.º Carlos Sainz/Lucas Cruz (Peugeot) + 33s
5.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) + 41s
6.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot) + 55s
7.º Yazeed Al Rahji/Timo Gottschalk (Mini) + 1m06s
8.º Cyril Despres/David Castera (Peugeot) + 1m14s
9.º Mikko Hirvonen/Michel Périn (Mini) + 1m20s
10.º Erik Van Loon/Wouter Rosegaar (Toyota) + 1m22s

Em destaque

Subir