Ciência

NASA cada vez mais “perto de descobrir vida extraterrestre”

Nunca se esteve tão perto de descobrir vida extraterrestre como agora. As evidências começam a acumular-se e a curiosidade a aumentar. Thomas Zurbuchen, da Diretoria de Missão Científica da NASA, revelou que a humanidade poderá vir a fazer a descoberta de todos os séculos, no âmbito de uma audiência do Comité para a Ciência, Espaço e Tecnologias dos EUA, em Washington D.C.

“Tendo em conta as atividades de busca de vida em diferentes campos científicos, acreditamos que estamos à beira de uma das descobertas mais profundas e nunca antes vista”, disse Zurbuchen.

Durante a audiência, o cientista relembrou as descobertas que a NASA tem feito nos últimos tempos e que muito têm contribuído para uma melhor compreensão do universo.

“Há duas semanas, a missão Cassini demonstrou que existe hidrogénio na lua Encélado, de Saturno, ao mesmo tempo que a equipa da Hubble anunciava os resultados da segunda campanha de observação aos oceanos de Europa, uma das luas de Júpiter. Em ambas as descobertas, ficou provado que há um claro potencial de vida”, afirmou, acrescentando: “Mesmo sem ter descoberto sinais de vida que sejam definitivos, a nossa pesquisa está a fazer progressos notáveis”.

“Ainda não se sabe quando é que vamos encontrar vida fora da Terra. Mas, muitos investigadores acreditam que essa descoberta está iminente”, defendeu Seth Shostak, astrónomo do Instituto SETI.

Agora, a atenção da NASA estará voltada para Marte. Está agendado um trabalho numa região do planeta, em 2020, para procurar amostras de vida passada, que serão analisadas na Terra.

Em destaque

Subir