Mundo

“Não importa que sejas gay. Deus ama-te”, diz o Papa

Depois de há três meses o ter acusado de mentir, o Papa Francisco manifestou o seu apoio a Juan Carlos Cruz, uma vítima de abusos sexuais cometidos por um dos bispos mais destacados do Chile.

Juan Carlos Cruz, vítima de abusos sexuais, contou, em entrevista ao El País, que o Papa Francisco lhe disse: “Não importa que sejas gay. Deus fez-te assim e ama-te assim e eu não me importo. O Papa ama-te assim e tu tens de estar feliz com quem és”.

A vítima de abuso sexual por parte de um dos bispos mais destacados do Chile explica, na mesma entrevista, que a questão da sua homossexualidade foi levantada depois de ter sido tratado por um pervertido e de ser acusado, por alguns bispos e pelo próprio Papa, de mentir sobre os abusos que sofreu.

O pontífice chegou a acusar Cruz de “infâmia” contra o Bispo Juan Barros, um discípulo de Karadima, que teria testemunhado os abusos sem o defender ou sequer intervir.

Recorde-se que Fernando Karadima, agora com 87 anos, foi considerado culpado, em 2011, de abusos sexuais pelo Vaticano.

A manifestação de apoio de Papa Francisco para com a homossexualidade de Juan Carlos Cruz mostra a sua tolerância sobre esta questão, apesar da doutrina católica a considerar como um pecado.

Nos últimos dias, 34 bispos chilenos foram obrigados a apresentar a renúncia depois do Papa os ter acusado de encobrir e destruir provas nos casos de abuso sexual.

De resto, o Sumo Pontífice tinha sido amplamente criticado em janeiro passado, no Chile, por considerar as acusações ao bispo Juan Barros como “calúnias”.

Após a visita ao país, o Papa recebeu o relatório do bispo Charles J.Scicluna, que ouviu os testemunhas das 64 vítimas de abusos sexuais, e voltou atrás nas suas palavras.

Em destaque

Subir