Cultura

Museu Joy Division? A casa de Ian Curtis vai ter uma nova vida

O The Guardian avança que Hadar Goldman comprou a casa de Macclesfield onde Ian Curtis se matou, em 1980, para a reconverter num museu dos Joy Division. Será também o centro de apoio às bandas locais, segundo o jornal.

A famosa casa de Ian Curtis em Macclesfield, nos arredores de Manchester, foi comprada por Hadar Goldman, violinista e empresário.

De acordo com o The Guardian, o negócio vai concretizar um sonho falhado dos fãs dos Joy Division, que em fevereiro deste ano tentaram comprar o imóvel na Rua Barton e transformá-lo num museu da banda pós-punk.

“Mesmo tendo pago 190 mil libras, quase o dobro do preço que era pedido, senti que tinha de me envolver, especialmente após ouvir os apelos os fãs que não conseguiram reunir os fundos necessários para comprar a casa onde viveu e morreu um dos heróis musicais da minha juventude”, explicou-se Hadar Goldman.

Foi nesta casa que Ian Curtis viveu, com a esposa Debbie e a filha Natalie, e onde o ícone dos anos 70 tirou a própria vida, em maio de 1980.

Por esse motivo, um dos antigos membros dos Joy Division, Bernard Sumner (guitarrista e teclista), discorda das intenções dos fãs e de Goldman, alertando que a reconversão da casa onde Ian Curtis se matou num museu pode ser interpretado por alguns como um incentivo ao suicídio.

Foi também neste imóvel que Anton Corbijn rodou parte de ‘Control’, um filme alusivo aos Joy Division.

Em destaque

Subir