Mundo

Multas ‘pesadas’ para quem mandar piropos em França

O Governo francês prepara algumas medidas legislativas para defender as pessoas que são vítimas dos chamados piropos. As coimas podem vir a custar entre 90 a 750 euros.

A ideia passa por combater a violência e o assédio sexual e, para tal, o Executivo gaulês prepara-se para aplicar coimas a quem faça comentários considerados abusivos para com outras pessoas.

Os comentários de cariz “degradante e humilhante” vão estar na mira das autoridades.

O presidente francês, Emmanuel Macron, revela que a medida visa 2assegurar que as mulheres não tenham medo de ir à rua”.

Marlène Schiappa, ministra francesa para a Igualdade de Género, avisou que com a nova lei, por exemplo, se um homem insistir ao pedir o contacto de uma mulher e esta não se mostre interessada em dar, poderá ser considerado um comentário abusivo.

“Jovens, não têm o direito de seguir mulheres nas ruas nem de as intimidar”, referiu a ministra sobre o ensinamento que o governo pretende passar.

Em França também se agrava a moldura penal para a importunação sexual de menores.

Em Portugal, desde 2015, os ‘piropos’ já são considerados crime.

Após uma alteração ao Código Penal as ditas ‘propostas sexuais’ não desejadas passaram a dar direito a pena de prisão até três anos.

Em destaque

Subir