TV

Multa por atirar beata para o chão, em Paris, é de 68 euros

A cidade de Paris aumentou a multa para quem atira a beata para o chão. Em vez dos 35 euros em vigor até ontem, a coima para quem largar a ponta do cigarro é de 68 euros. A lei entrou ontem em vigor.

Paris, a cidade do amor, a cidade das luzes, a cidade das beatas no chão.

Para corrigir este cartaz turístico, a capital francesa endureceu o castigo para quem atirar a ponta do cigarro para o chão, um gesto que se vulgarizou desde 2006, quando entrou em vigor a lei que proíbe fumar em locais públicos, levando os fumadores a matarem o vício no exterior dos cafés e dos bares.

A multa para quem deixar cair lixo no chão, que era de 35 euros, passou desde ontem a ser no valor de 68 euros.

As beatas do cigarro são o grande problema de uma cidade que tem vindo a descer, acentuadamente, nos rankings de limpeza urbano, como o do site TripAdvisor.

De acordo com a autarquia, por ano são recolhidas mais de 350 toneladas de pontas de cigarro, numa cidade que tem 5000 funcionários para limpar os 2900 quilómetros de arruamentos.

“Além de serem poluição visual, estas beatas são poluidoras significantes no ambiente por conterem produtos tóxicos que vão para a terra e água”, salientou ainda a Câmara de Paris, em comunicado. Uma beata, para além de poluir até 500 litros de água, demora entre quatro a 12 anos a decompor-se.

Para muitos turistas, visitar a cidade do amor é como caminhar num cinzeiro.

Com a média de um cesto do lixo a cada 100 metros, a capital francesa apostou ainda numa forte campanha de choque, publicando fotografias com os camiões de recolha de resíduos urbanos carregados unicamente com beatas.

Em setembro, para dar a conhecer a lei que entrou ontem em vigor, a polícia municipal passou multas falsas aos “parisienses indelicados”, como forma de sensibilização.

Em destaque

Subir