Insólito

Mulher ‘usou’ aparelho dentário durante dez anos no… estômago

Uma mulher de 30 anos que se queixava de uma dor forte no abdómen veio a descobrir que, dez anos antes, engolira sem se aperceber uma parte do aparelho dentário. O incidente deu origem a um vôlvulo, uma obstrução que surge quando o intestino se torce sobre si.

O caso foi descoberto no hospital de Sir Charles Gairdner, na Austrália, onde a mulher se apresentou com dores na barriga e exames (ao sangue, ao fígado e aos rins) que nada apontavam de mal.

“Ficamos um bocado apalermados”, reconheceu a médica Talia Shepherd, a autora principal do artigo publicado pelo site especializado BMJ Case Reports: “Não era nada do que esperávamos encontrar”.

Enrolado com o intestino estavam 6,35 centímetros do arame utilizado no aparelho dentário que a mulher, de 30 anos, tinha usado… há mais de uma década.

O mais surpreendente é, que apesar da dimensão do fio metálico, a paciente “não se lembrava de ter engolido qualquer parte do aparelho dentário”.

“O mais intrigante neste caso é que, quando se engole algo assim, costuma ser expelido muito mais cedo”, acrescentou Talia Shepherd.


Patrocinado

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir