Insólito

Mulher ‘usou’ aparelho dentário durante dez anos no… estômago

Uma mulher de 30 anos que se queixava de uma dor forte no abdómen veio a descobrir que, dez anos antes, engolira sem se aperceber uma parte do aparelho dentário. O incidente deu origem a um vôlvulo, uma obstrução que surge quando o intestino se torce sobre si.

O caso foi descoberto no hospital de Sir Charles Gairdner, na Austrália, onde a mulher se apresentou com dores na barriga e exames (ao sangue, ao fígado e aos rins) que nada apontavam de mal.

“Ficamos um bocado apalermados”, reconheceu a médica Talia Shepherd, a autora principal do artigo publicado pelo site especializado BMJ Case Reports: “Não era nada do que esperávamos encontrar”.

Enrolado com o intestino estavam 6,35 centímetros do arame utilizado no aparelho dentário que a mulher, de 30 anos, tinha usado… há mais de uma década.

O mais surpreendente é, que apesar da dimensão do fio metálico, a paciente “não se lembrava de ter engolido qualquer parte do aparelho dentário”.

“O mais intrigante neste caso é que, quando se engole algo assim, costuma ser expelido muito mais cedo”, acrescentou Talia Shepherd.


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: