Insólito

Mulher ciumenta obriga namorado a passar no detetor de mentiras todos os dias

mulher ciumentamulher ciumentaBritânica Debbie Wood é extremamente ciumenta e faz a vida negra ao namorado, que tem de passar no detetor de mentiras, todos os dias, e fica impedido de ver programas de televisão onde apareçam mulheres atraentes, ou ver revistas com o mesmo tipo de ‘concorrência’. Esta relação pouco saudável não termina porque, na verdade, Debbie padece de uma doença, chamada ‘síndrome de Otelo’.

Este casal de Leicester, em Inglaterra, tem a mais surreal das relações amorosas. Debbie Wood padece de uma doença que torna o seu ciúme numa obsessão. Daí que qualquer motivo serve para desconfiar de Steve.

Debbie, de 42 anos, obriga o namorado a passar no detetor de mentiras, diariamente, para ter a certeza de que não está a ser enganada. Vasculha todos os passos de Steve, desde registos de telemóvel a emails recebidos e enviados. Está persistentemente a controlar a vida da sua cara-metade.

Em declarações ao Daily Mail, Steve revela-se conformado com o problema e diz mesmo que “gosta muito” de Debbie, pelo que aceita submeter-se a este tipo de comportamento obsessivo.

E Debbie Wood tem uma atenuante. Esta sua atitude não é um devaneio, mas uma doença que está diagnosticada. Chama-se síndrome de Otelo. Revela-se quando existem sintomas e sinais específicos e em conjunto.

As suas principais características são a necessidade de controlar a pessoa amada, verificar contas de telefone, ler emails, agendas, contas de cartão de crédito, vasculhar bolsos, perseguir a pessoa, contratar detetives, fazer telefonemas constantes, implicar com roupas – normalmente, por achar que são demasiadamente provocantes –, implicar com amigos e até familiares, não permitir que o parceiro saia sozinho, entre outros.

A pessoa que, tal como Debbie, sofre deste tipo de ciúme patológico fundamenta os seus comportamentos em distorções da realidade. As discussões são permanentes, há sintomas de ansiedade e medo, a relação é pouco saudável e, por regra, não dura muito tempo. Colocar um namorado sob a palavra de um detetor de mentiras parece ser o sintoma mais extremo de uma pessoa que sofre do síndrome de Otelo.

Em destaque

Subir