Mundo

Mugabe falou ao país mas não se demitiu

Em contraponto ao que era esperado – tendo inclusive sido veiculado por algumas agências noticiosas – o Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, falou há pouco ao país mas não fez qualquer menção relativamente à saída da liderança do partido ZANI-PF, a União Africana do Zimbabué – Frente Patriótica.

Ladeado por militares, Mugabe indicou, durante o discurso, que irá presidir ao Congresso nas próximas semanas, ignorando um processo de destituição caso não se demita do cargo de Presidente até ao dia de amanhã.

Robert Mugabe, de 93 anos, foi este domingo destituído pelo seu próprio partido após 37 anos de liderança. O seu sucessor será Emmerson Mnangagwa, vice-presidente demitido pelo próprio Mugabe há duas semanas e que será também indicado para as eleiçoes presidenciais do país.

Durante o discurso, Mugabe diz que o país precisa de “voltar à normalidade” e que os “pilares do Estado permareceram funcionais”, apesar da crise política vivida.

O ainda presidente reconheceu que a economia está a atravessar um “período difícil”, mas garantiu que “o Governo mantém-se comprometido em melhorar as condições sociais e materiais do povo”.

Recorde-se que Robert e Grace Mugabe, sua mulher, foram detidos na passada quarta-feira pelas forças armadas, que garantiram o controlo de todas as instituições governamentais.

Em destaque

Subir